Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

SEC 300

Vereadores derrubam parecer de Comissão Orçamentária e aprovam criação de Secretaria especial

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Vereadores derrubam parecer de Comissão Orçamentária e aprovam criação de Secretaria especial
Apesar do parecer contrário da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Câmara de Cuiabá, os vereadores aprovaram, por 20 votos a três, a criação da uma Secretaria Extraordinária pensada para promover o desenvolvido de Cuiabá até seu aniversário de 300 anos. A Sec 300, como deverá ser chamada, terá de atuar pontualmente em prol de iniciativas práticas que promovam melhorias estruturais em todas as esferas vinculadas ao crescimento da Capital.


Leia mais:
Vereadores rechaçam criação de Secretaria especial para o aniversário de Cuiabá: “estrutura dispensável”

"Nós já fizemos duas recomendações ao prefeito sobre os documentos necessários para instruir esse tipo de projeto. Na Mensagem não está demonstrada a origem dos recursos, que verba será suprimida para quitar as novas despesas com o pessoal, além de vários itens que estão ausentes. Ou seja, é impossível para uma Comissão de Fiscalização aprovar algo desse tipo. Mostra um desrespeito com o Poder Legislativo e com a própria população cuiabana", criticou o presidente da Comissão, vereador Marcelo Bussiki (PSB).

Bussiki, juntamente com os vereadores Abílio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV) e Gilberto Figueiredo (PSB) haviam emitido manifestação contrária a criação da Secretaria, por entenderem que a nova Pasta deverá causar impactos aos cofres públicos que não estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de Cuiabá.

De acordo com o projeto aprovado na sessão desta quinta-feira (06), a Sec 300 contará com uma estrutura mínima de 16 cargos e não possui orçamento próprio. A execução das ações planejadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), responsável pela gestão da Secretaria, ficará a cargo do coordenador da Sec 300 – que ainda não foi definido – e incluem o planejamento de projetos, requisições de obras, serviços e eventos relacionados à preparação da cidade para a chegada dos 300 anos.

Além de Bussiki, votaram contra a criação da Secretaria os vereadores Felipe Wellaton (PV) e Gilberto Figueiredo (PSB). Abílio Junior, que havia criticado a proposta anteriormente, mudou seu voto nesta quinta-feira.

O líder de Emanuel na Câmara, vereador Lilo Pinheiro (PMDB), afirmou que a aprovação do projeto serviu para provar a união da base do prefeito. “Respeito as opiniões contrárias, mas consegui manter minha base unida para votação”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet