Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

cadeiras e macas

Cerca de 100 pessoas são atendidas por dia nos corredores do pronto-socorro

Foto: Reprodução

Cerca de 100 pessoas são atendidas por dia nos corredores do pronto-socorro
As Comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realizaram, na última quinta-feira (07), uma visita técnica nas dependências do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC) e apontaram como principal problema da unidade a superlotação. Para se ter uma ideia, diariamente, uma média de 100 pessoas recebe atendimento emergencial fora dos leitos, acomodadas em cadeiras ou macas hospitalares pelos corredores da unidade. O PSMC tem capacidade instalada de 248 leitos e capacidade operacional de 328 leitos. 


Leia mais:
Emanuel Pinheiro pretende trazer ônibus elétrico para Cuiabá; energia limpa e 30% mais barato

Embora este problema seja um velho conhecido não só das autoridades públicas, mas, principalmente da população, as Comissões indicaram, durante a visita, possíveis causas e devem, nos próximos dias, elaborar um relatório com sugestões para a diretoria do PSMC e órgãos competentes.

"O Pronto-Socorro atende a todos que chegam, mesmo que não sejam situações de urgência e emergência. Então, desde o acidentado até a pessoal com mal-estar, recorrem ao Pronto-Socorro. Além do mais, tem os pacientes que vem do interior, pois as nossas unidades descentralizadas não têm estrutura de atendê-los e mandam para a Capital. Precisamos regionalizar e interiorizar, eu venho falando isso desde a entrega do relatório da CPI das OSS”, afirmou o deputado Leonardo Albuquerque (PSD), presidente da Comissão de saúde.

Esta é a segunda visita técnica da Comissão de Saúde da Assembleia. A primeira foi no Hospital de Atenção Psicossocial Adauto Botelho. A visita dos parlamentares resultou em um relatório técnico, apontando os problemas e propondo soluções, e o Governo do Estado iniciou a reforma da unidade.

"Este é o trabalho da Comissão, conhecer 'in loco' os problemas, apontar as falhas e propor medidas que contribuam para a melhoria. E assim faremos em todas as unidades hospitalares que a Comissão passar", ressaltou Dr. Leonardo.  

Segundo o presidente, o cronograma será definido em conjunto com os demais deputados membros da Comissão, de acordo com a necessidade. Após encerrar a Capital, a Comissão fará as visitas técnicas no interior.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet