Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Orçamento enxuto

Pinheiro sanciona hoje criação da SEC 300; proposta é alvo de petição e criticada por vereadores

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Pinheiro sanciona hoje criação da SEC 300; proposta é alvo de petição e criticada por vereadores
Sob críticas de vereadores e de uma parcela da população, a criação da Secretaria Municipal Extraordinária Cuiabá 300 anos (SEC 300) será sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) na tarde desta quarta-feira (12). Durante visita ao estádio Dutrinha, realizada no início da manhã, ele evitou falar sobre a escolha do secretário, mas ressaltou que a pasta contará com equipe e orçamentos enxutos. Uma petição pública online está colhendo assinaturas para que a decisão seja revogada.


Leia mais:
Vereadores rechaçam criação de Secretaria especial para o aniversário de Cuiabá: “estrutura dispensável”
 
“Eu nem anunciei o nome dele ainda, só a partir disso vou estar disponível para responder todas as perguntas. O que pretendemos com a criação desta pasta extremamente enxuta é articular todas ações, obras, projetos e festividades visando a Cuiabá dos 300 anos, então é um projeto muito lindo e muito amplo. A partir disso a sociedade vai entender melhor a função do projeto e desse estrutura, que é necessária, “ disse.
 
Por meio da Petição Pública, quase 600 assinaturas de cidadãos que discordam da novidade foram colhidas até a publicação desta matéria. “Os cuiabanos não querem mais uma secretaria para servir de cabide de emprego! Queremos escolas, postos de saúde, ruas asfaltadas! Queremos respeito ao dinheiro dos nossos impostos! Abaixo a Sec300, a secretaria de festa dos apadrinhados!”, explica a descrição do documento.
 
De acordo com o projeto, a futura pasta será assumida pelo próprio prefeito e contará com uma estrutura mínima de 16 cargos, não possuindo orçamento próprio. A Sec 300, segundo Emanuel, atuará pontualmente em iniciativas práticas que promovam melhorias estruturais em todas as esferas vinculadas ao crescimento de Cuiabá.
 
A proposta foi enviada para a Câmara Municipal na última semana, sendo aprovada por 20 votos contra três. Em resposta ao prefeito, os vereadores contrários sugeriram a concepção de uma coordenadoria, ou que o comitê já existente fique sob a responsabilidade do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU). Com isso, segundo os parlamentares, não haveria aumento nas despesas, somente um remanejamento de profissionais.
 
Há, no entanto, os que se colocam a favor. Entidades representativas de Cuiabá como a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), o Grupo de Líderes Empresariais de Mato Grosso (Lide-MT), e a União Cuiabana de Moradores de Bairro de Cuiabá apoiaram publicamente a iniciativa da gestão municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet