Olhar Direto

Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Notícias / Política MT

Após cinco décadas como operador do Direito, morre advogado que aprovou OAB do ministro Gilmar Mendes

Da Redação - Ronaldo Pacheco e Patrícia Neves

12 Jul 2017 - 15:02

Foto: Divulgação

Sócrates Gil Silveira de Melo atuou quase 50 anos como operador do direito, em Mato Grosso

Sócrates Gil Silveira de Melo atuou quase 50 anos como operador do direito, em Mato Grosso

O advogado Sócrates Gil Silveira Mello, 72 anos, faleceu nesta quarta-feira (12), após ficar internado no Jardim Cuiabá, região oeste da capital. Ele se notabilizou por cinco décadas como operador do Direito, especialmente pela atuação na área criminal e, depois, passou a ser conhecido nos meios jurídicos de Mato Grosso e até de Brasília como quem aprovou a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil para o então bacharel Gilmar Ferreira Mendes, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia também:
Nota de Pesar

O corpo está sendo velado, na Capela Jardins, área central de Cuiabá, e será enterrado nesta quinta-feira (13). Ele nasceu em agosto de 1944 e, durante cinco décadas de advocacia, se tornou referência, em Mato Grosso, na área do direito criminal.
 
Sócrates Silveira Mello foi presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Diamantino, uma das mais antigas de Mato Grosso, tendo emitido da carteira da OAB ao ministro Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele foi um dos idealizadores e batalhadores para a implantação do Curso de Direito na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED).
 
A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado de Mato Grosso (Abracrim) emitiu Nota de Pesar, assinada pela sua presidente, advogada Michelle Marie. “Abracrim vem público manifestar seus sinceros pêsames pelo passamento do nosso companheiro e colega advogado Sócrates Gil Silveira Mello. Que a família receba nossas condolências e o sincero respeito por sua história e legado profissional”, diz Michelle Marie, na nota.
 
O atual presidente da 4ª Subseção da OAB de Diamantino,  advogado Pérsio Oliveira Landim, decretou luto oficial e suspendeu as atividades nesta quarta-feira (12). O expediente no Fórum de Diamantino também está suspenso na cidade, a pedido da OAB. “Manifestamos solidariedade aos familiares e amigos para superar a dor da perda”, afirmou Pérsio Oliveira Landim.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Reinaldo
    13 Jul 2017 às 15:54

    É uma grande perda, eu conhecia pessoalmente e digo com toda a certeza que era uma referencia na área criminal. http://globo.com

  • Orlando Gregorio
    13 Jul 2017 às 09:34

    Com grande tristeza e profundo sentimento de perda,externamos nosso pesar pelo passamento de nosso querido primo Gil.Com ele apredemos que nas vicissitudes da vida sempre ha uma resposta e uma saida. e que pela dedicacao e trabalho incansavel,sempre nos e dado o melhor caminho.Rogamos ao Alto,que a luz se fa,ca para ti.,tornando mais facil esta nova caminhada,pois a vida continua em outra dimensao.Que o bom Deus de amor,neste momento de dor abencoe a todos os nossos queridos primos e sobrinhos. Estamos em prece por todos.

  • Isa Arruda
    12 Jul 2017 às 23:06

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Cuiabano
    12 Jul 2017 às 19:20

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet