Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

FUTURO MELHOR

Educação de Várzea Grande inova e lança versão municipal do Prêmio Gestão Escolar

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Silvio Fidélis enfatiza determinação da prefeita Lucimar Campos, por melhoria no ensino, na rede municipal

Silvio Fidélis enfatiza determinação da prefeita Lucimar Campos, por melhoria no ensino, na rede municipal

A projeção de buscar avanços significativos na rede pública de ensino levou a Prefeitura de Várzea Grande a instituir o Prêmio de Gestão Escolar (PGE). A gerência cabe à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para contemplar projetos inovadores e gestões competentes nas escolas públicas de educação básica, na Cidade Industrial.

 
O secretário de Educação, professor Sílvio Fidélis, explicou que a intenção é estimular melhorias na administração escolar. Ele é vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e representou Mato Grosso na Reunião Técnica do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2017, realizada nos dias 6 e 7 deste mês, em  Palmas (TO). 

Leia mais:
- Lucimar Campos anuncia pacote de ações para Bonsucesso e vistoria reconstrução de escola

- Várzea Grande supera 28% de investimentos em saúde no primeiro quadrimestre

A programação contou com oficinas sobre bons processos de gestão e utilização do prêmio como indutor de boas práticas, além de uma programação cultural oferecida aos cerca de 60 técnicos participantes.
 
O objetivo da reunião, promovida pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), foi de orientar as equipes envolvidas na realização do prêmio nos estados. Durante o encontro, foi discutido o andamento do processo da autoavaliação nas escolas, requisito para a participação no prêmio.
 
Por determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), o Prêmio de Gestão Escolar (PGE) contempla projetos inovadores e gestões competentes nas escolas públicas de educação básica. A intenção é estimular melhorias na administração escolar.
 
Silvio Fidelis, que também é coordenador da premiação em Mato Grosso, explicou que o Prêmio de Gestão Escolar propõe quatro dimensões a serem avaliadas: gestão pedagógica voltada para a análise de resultados educacionais; gestão pedagógica direcionada para o planejamento de ações pedagógicas; gestão participativa dos processos coletivos de decisões e ações; e gestão de infraestrutura para a administração de serviços e recursos.
 
Há poucos dias, durante cerimônia de lançamento da edição oficial do Prêmio de Gestão Escolar 2017, Fidelis anunciou que o município vai ter uma versão local do Prêmio exclusivo para as escolas de Várzea Grande que vai estimular ainda mais o desenvolvimento de uma gestão escolar democrática e eficaz, focada no compromisso com o ensino, com a aprendizagem e com os resultados das avaliações externas, além de apoiar a iniciativa de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar do município.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet