Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

tragédia ambiental

Bombeiros tentam controlar incêndio no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul

Bombeiros tentam controlar incêndio no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul
Cerca de 300 hectares de vegetação nativa foram atingidos pelo fogo no Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, no município de Nobres (a 146 km da capital). O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso recebeu o comunicado de ocorrência do incêndio no Parque na segunda-feira (10). Existem suspeitas de que o fogo tenha começado em uma área de assentamento do governo federal e se ampliado para as demais áreas. 


Leia mais:
Em 1º lugar no ranking de queimadas, MT determina proibição a partir do dia 15

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também tomou providências para conter o incêndio que parece ter começado na área de assentamento vizinha ao Parque. A unidade de conservação tem 12 mil hectares em uma região montanhosa da Serra do Tombador. O Batalhão de Emergências Especiais (BEA), do Corpo de Bombeiros, mobilizou duas guarnições que estão acompanhando o incêndio e esperam controlá-lo o mais rápido que puderem.

No total, de acordo com assessoria dos bombeiros, foram encaminhadas duas caminhonetes e 8 militares munidos de equipamentos para o combate a incêndios florestais (bombas costais, abafadores, enxadas), além dos Equipamentos de Proteção Individual. A área atingida até agora é menor que a do incêndio de 2015, mas requer atenção especial por ser acidentada e de difícil mobilidade.

Para auxiliar no trabalho dos profissionais, empresários da região atuam no suporte aos brigadistas garantindo a hospedagem e alimentação aos mesmos. 

“Quase a totalidade dos incêndios florestais se inicia por pessoas e em áreas privadas”, diz o tenente-coronel Paulo Barroso, comandante do BEA. É preciso tomar os cuidados necessários para fazer uma queimada, já
que o o responsável pode responder penalmente e ainda sofrer as consequências do incêndio que iniciou.

Segundo informações preliminares, o fogo surgiu de uma queimada no assentamento (área de competência federal) e se alastrou pelo Parque Estadual da Lagoa Azul, de responsabilidade da Sema e cuja resposta ao fogo é de competência do CBMMT.

Empresários da região 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet