Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Comitê atua em todo Estado na prevenção e combate às queimadas

Muito comuns nesta época do ano, porém proibidas por lei, as queimadas em Mato Grosso têm sido combatidas por ações do Governo do Estado, por meio do Comitê de Gestão do Fogo. O trabalho é resultado da atuação conjunta de vários órgãos do governo, tais como Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.


De acordo com o coordenador do comitê, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Alessandro Borges, com o intuito de prevenção e combate às queimadas nos sete parques estaduais de Mato Grosso, foram colocados à disposição do Comitê para execução do Plano de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, 120 militares do Corpo de Bombeiros e 70 brigadistas contratados e treinados para atuar em incêndios.

O coordenador destaca que o período proibitivo para qualquer tipo de queimada vai até o dia 15 de setembro, podendo ser estendido por mais tempo. “Tudo vai depender de como o clima irá se comportar por conta da qualidade e umidade relativa do ar. Se chegarmos a setembro com o clima muito seco ainda, é bem provável que o período proibitivo tenha que ser prorrogado”, explicou.

Alessandro explicou que postos fixos do Corpo de Bombeiros estão montados em quatro cidades (Juína, Colniza, Água Boa e Vila Rica). Esses locais estão estruturados com viaturas e equipamentos de combate ao fogo para atuar nestes meses de proibição de queimadas. “A nossa estrutura conta também com aviões de combate a incêndio que estão lotados em Cuiabá, Sinop, e Água Boa. Esses aviões, do tipo agrícola, possuem tanques de armazenamento de água e com eles conseguimos conter o fogo em locais mais distantes e de difícil acesso”, disse.

Além de agredir o meio ambiente e a saúde da população, a queimada não autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente e durante o período proibitivo é crime, passivo de multa e até prisão dos infratores.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet