Olhar Direto

Domingo, 24 de setembro de 2017

Notícias / Política MT

Oiran Gutierrez projeta voo internacional em dezembro e Taques confirma presença de MT na Expocruz

Da Redação - Ronaldo Pacheco

15 Jul 2017 - 09:33

Foto: GCOM-MT

Oiran Gutierrez fez a apresentação de diretorias das companhias Azul Linhas Aéreas e Bolívia Aviación

Oiran Gutierrez fez a apresentação de diretorias das companhias Azul Linhas Aéreas e Bolívia Aviación

Depois de duas décadas, o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, vai voltar a ter voos internacionais. O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, anunciou que a Azul Linhas Aéreas passa a operar do Aeroporto de Cuiabá para o Aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de La Sierra, maior centro econômico da Bolívia e com ligação direta com América Central e Caribe, Europa, Estados Unidos e Oriente Médio.
 
“Eu vou tirar o chapéu para o governador Pedro Taques que está tendo a coragem de retomar o trabalho dos irmãos Lacerda [Márcio e José], iniciados nas décadas de 1970 e 1980, prosseguida com o governo Dante  de Oliveira. Márcio Lacerda e José Lacerda atuaram firmemente, mas, depois, passamos por 20 anos de atraso, nesse setor, por causa de dois governos que não olharam para o Oeste”, sintetizou.

Leia Mais:
- Taques impõe meta a Carlos Avalone de atrair investimentos, por considerar que "desenvolvimento traz a paz"

- Pedro Taques pede celeridade em liberação de voo entre Cuiabá e Santa Cruz
 
“Na luta pelo vôo internacional inaugural, desejo parabenizar o secretário Luiz Carlos Nigro, adjunto de Turismo. Não tenho procuração para defender o governador Pedro Taques, mas tem que dar o mérito para ele. Está tendo visão de estadista. Enxerga o futuro, como o meu saudoso amigo pessoal, que tenho saudade, que é Dante de Oliveira”, disse Gutierrez, comparando Taques a Dante.
 
“Atualmente , nós saímos de Cuiabá para São Paulo, para poder embarcar para o mundo. Normalmente passamos por cima das nossas cabeças [em Mato Grosso]”, argumentou ele. “Já o Aeroporto de Viru Viru opera todas as companhias aéreas. De Santa Cruz para Miami, por exemplo, são seis horas, mais ou menos. Podemos sair de Cuiabá, para Santa Cruz e, de lá, para  Panamá City, que liga a todas as cidades da América Central e Caribe, além da Europa e Estados Unidos”, justificou Gutierrez.
 
Orian criticou duramente os governos anteriores e enalteceu a ação política do governador José Pedro Taques (PSDB), que atuou como autêntico ministro das Relações Exteriores do Brasil, no diálogo com o governa da Bolívia.  Taques teve um novo encontro com o governador do Departamento Autônomo de Santa Cruz, Rubén Costas Aguilera, para debater ações conjuntas entre os dois governos. As duas unidades já trocam informações em segurança pública e as ações conjuntas devem avançar para o comércio.
 
O presidente do Sindetur lembrou que, de jato executivo, o vôo de Várzea Grande até Santa Cruz é apenas uma hora e cinco minutos. Para efeito de comparação, lembrou que a equipe de apoio do governo de Mato Grosso levou 24 horas, desde Cuiabá até Santa Cruz, por via terrestre.
 
“A Bolívia tem o maior índice de crescimento da América do Sul, em plena fase de desenvolvimento. Seu governo está estabilizado. E Santa Cruz é a Capital econômica, mas, lamentavelmente, nós sempre estivemos de costas para o Oeste da América. Até parece que temos preconceito, par causa das suas raízes indígenas. É hora de olhar o Oeste de frente”, citou Oiram, para a reportagem do Olhar Direto.
 
Praias do Chile e do Peru, segundo o prsidente do Sindtur, estão  a menos de duas horas de Cuiabá, enquanto as praias do Nordeste são mais de quatro horas. “E em Lima, Arica, Lilo ou Tacna, as praias são lindíssimas, com rede hoteleira, cassinos e zona franca. Diferente do Nordeste”, ponderou
 
Oiran Gutierrez provocou o encontro das diretorias da Companhia Bolívia Aviacion (BOA)  com a Azul Linhas Aéreas, responsável pela distribuição de passageiros pelo país. A BOA possui vôos diretos para Nova Iorque, Madrid e Maiami, entre outros destinos. “É conexão direta. Está aberto o diálogo BOA e Azul. E o primeiro vôo está acertado para ocorrer em 7 de dezembro. Antes, dois vôos charter vão levar empresários de Mato Grosso, para a ExpoCruz, em setembro”, complementou.
 
Expocruz 2017
 
Uma das ações é uma roda de negociações entre empresários mato-grossenses e empresários bolivianos. Essa rodada de negócios deve acontecer no início de setembro, contará com a participação do Sebrae. A ideia, segundo o governador, é poder fomentar o comércio entre as duas unidades, tendo em vista a proximidade entre os dois territórios. "Ficamos muito tempo de costas para o Oeste da América do Sul, estamos buscando reverter isso", justificou Taques.
 
Como forma de aproximar ainda mais as duas unidades, Taques anunciou que Mato Grosso terá um espaço na maior feira de exposição de Santa Cruz de la Sierra, a Expocruz. A exposição será realizada no fim de setembro, como parte das comemorações do aniversário de Santa Cruz de La Sierra.
 
O governador Rubén Aguilera ressaltou a necessidade de integração do oeste. "É muito importante tudo isso porque Mato Grosso e Santa Cruz estão no centro da América do Sul, não há como mudar isso", disse ao explicar a importância da Integração entre os dois povos.
 
Rubén Costas Aguilera convidou Taques para participar da inauguração de um Centro de Segurança, na cidade de San Matias, que faz divisa com Cáceres. A inauguração está agendada para o dia 26 de julho e o governador mato-grossense confirmou presença na entrega da obra.
 
O governo do Departamento Autônomo de Santa Cruz convidou Mato Grosso a enviar um clube de base do Estado para participar de um grande campeonato em janeiro de 2018. O campeonato contará com a participação de times da America do Sul e Europa. O governador levará o convite ao secretário adjunto de Esportes, Leonardo Oliveira.
 
O secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro, convidou o governador de Santa Cruz para conhecer o Pantanal Mato-grossense e novamente participar da FIT.
 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Luiz Carlos Barbosa Ros
    16 Jul 2017 às 14:56

    Tenho percebido que o governador tem acertado estrategicamente, nos últimos meses em algumas ações, espero que continue acertando, não dá pra aceitar mais ações sem retorno.

Sitevip Internet