Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Inadimplência

Quase 265 mil motoristas estão com CNH vencida em MT e 53% dos licenciamentos estão irregulares

Foto: Reprodução/Ilustração

Quase 265 mil motoristas estão com CNH vencida em MT e 53% dos licenciamentos estão irregulares
A inadimplência continua grande em Mato Grosso. Dos 1.318.457 motoristas habilitados, 264.547 estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Quando se fala em licenciamento de veículos, a situação fica ainda pior. Dos 1.987.078 (exceto a frota circulante), 1.062.087 estão com alguma irregularidade. A situação impacta principalmente na arrecadação do Executivo e nas condições dos veículos que trafegam pelo Estado. O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Arnon Osny, destacou que medidas estão sendo tomadas para reduzir os números.


Leia mais:
MP cobra que prefeitura de Cuiabá esclareça destino de dinheiro das multas de trânsito
 
As informações constam do sistema Detrannet, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT). Segundo o levantamento, das 1.318.457 CNHs existentes em Mato Grosso, 264.547 estão vencidas e não foram regularizadas pelos condutores, o que representa 20% do total.
 
A inadimplência assusta ainda mais quando se fala em licenciamento de veículos no Estado. Dos 1.987.078 (exceto a frota circulante), 1.062.087 possuem irregularidades. Em Rondonópolis, dos 162.609 veículos, 94.712 estão inadimplentes. A situação se repete em diversas cidades do Estado, onde a maioria está circulando de forma irregular.
 
Até março de 2017, a Operação ‘Lei Seca’ já lavrou 308 Autos de Infração de Trânsito (AIT), recolheu 168 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e prendeu 42 motoristas por embriaguez ao volante. Em todo o Estado, 348 CNHs foram suspensas até o mesmo período.

Recentemente, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT), Arnon Osny, apresentou às forças de segurança o Projeto Integrado de Fiscalização de Trânsito Blitz Seletiva com uso de OCR (Optical Character Recognition), que é uma tecnologia de leitura ótica para fiscalização e combate a roubo e furtos de veículos.

Em entrevista ao Olhar Direto, Arnon explicou que a situação econômica tem prejudicado. "O índice é elevado e teve um agravamento em 2016, provavelmente por conta da crise financeira. Estamos adquirindo equipamentos de fiscalização para que as pessoas regularizem o veículo e também melhorando as unidades. Além disto, vamos instalar 80 totens de autoatendimento, em shoppings, aeroporto, para facilitar alguns serviços. O cidadão poderá emitir boleto para pagamento de taxa, entre outros serviços".

Arnon acrescenta também que muitos dos veículos que estão irregulares são utilizados para crimes. "Por conta disto, fizemos uma projeto e estamos em processo de aquisição dos OCRs, que são aparelhos que ficarão instalados em viaturas das policias Civil e Militar e conseguem fazer a leitura das placas de forma automática. Se o carro tiver algum problema, é detectado na hora e informado a autoridade que pode realizar a abordagem".

No início, serão adquiridos quatro equipamentos. O presidente explica que isso também auxiliará nas blitzes. Uma viatura poderá ficar à frente, verificando as placas e só serão parados os veículos que estiveram em situação irregular. "Com isto, o cidadão que estiver com tudo em dia, provavelmente não precisará ser parado". No ano que vem, o número deve ser ampliado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet