Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DIA D

Julho Amarelo: Prefeitura de Sinop realiza palestras sobre hepatites virais

Foto: Reprodução

Julho Amarelo: Prefeitura de Sinop realiza palestras sobre hepatites virais
O mês de julho foi adotado pelo Ministério da Saúde como o mês de luta e prevenção das hepatites virais. Nesta linha, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido algumas ações de orientação e prevenção com pacientes inseridos nos programas e grupos das unidades básicas de saúde do município. As atividades integram o 'Julho Amarelo'.


Dia 28 de julho é o dia D da Hepatite, que é uma doença crônica do fígado causada principalmente por vírus, consumo abusivo de álcool e de outras substâncias tóxicas. Na UBS Jacarandás, a equipe das agentes comunitárias de saúde, com apoio da professora doutora Rosangela Guerino Masochini, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizarou uma ação de orientação com os pacientes hipertensos e diabéticos.

 Leia Mais: 
Após agressões, promotor pode ser transferido do Hospital Regional de Sinop para unidade particular

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, 80% dos casos de câncer de fígado são causados por hepatites virais. A OMS estima também que esta é a maior epidemia da humanidade e que as hepatites virais são 10 vezes mais infecciosas que o vírus da Aids.
 
O grupo integra o Programa de Saúde da Família e os pacientes se reúnem mensalmente com a equipe da UBS Jacarandás para receber orientações e participar de uma palestra com o professor da UFMT, Jean Carlos Lipreri. 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 3 milhões de pessoas em todo o país estão contaminadas com a doença. Somente em dez anos, o Brasil registrou mais de 300 mil novos casos de hepatites virais. Neste mesmo período, mais de 37 mil pessoas morreram em decorrência da doença no país. Atualmente a medicina reconhece cinco tipos da doença: as Hepatites A, B, C, D e E. Destas, a hepatite C é a mais perigosa e a que mais mata em todo o país, uma média de 70% das mortes por hepatite.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet