Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

​Em banho maria

Força de Fávaro para fazer parte da chapa majoritária deve obrigar José Medeiros a mudar costura para 2018

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Força de Fávaro para fazer parte da chapa majoritária deve obrigar José Medeiros a mudar costura para 2018
Enquanto o senador José Medeiros (PSD) tem pressa para viabilizar a própria candidatura à reeleição, tendo estabelecido prazo pessoal de até o fim de 2017, lideranças do Partido Social Democrata (PSD) querem esperar até 2018 para começar a discutir a participação do partido em uma chapa majoritária. Os planos são priorizar Carlos Fávaro (PSD) e não perder o senador.


Leia mais:
Taques se reunirá novamente com Executiva do PSDB para decidir sobre permanência na base de Temer

Oficialmente, o discurso do PSD é de que a prioridade da sigla é apoiar a reeleição do governador Pedro Taques (PSDB). Já nos bastidores, pelo menos maior parte da bancada estadual da sigla afirma que a prioridade do partido é garantir o espaço do vice-governador Carlos Fávaro, presidente da sigla em Mato Grosso, na chapa majoritária.

Embora não exista nenhuma regra sobre isso, há um acordo tácito entre as legendas de que um partido só pode ocupar uma vaga na chapa majoritária, para “abrir” oportunidade aos outros aliados. Em 2018 quatro vagas serão disputadas: a de governador, em tese ocupada por Pedro Taques, a de vice-governador e duas de candidatos ao Senado.

Entre as lideranças de maior influência na legenda, Fávaro está à frente de José Medeiros para ocupar tanto a vaga de vice-governador, quanto ao Senado. O vice-governador também é homem de confiança de empresários do agronegócio, tendo aumentado seu prestígio junto ao setor com sua atuação na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Contudo, Medeiros fez aliados em Brasília. De inexpressivo policial rodoviário federal que saiu da suplência para assumir como senador após o titular da vaga, Pedro Taques, ser eleito governador, tornou-se vice-líder do presidente Michel Temer (PMDB), após importante atuação no processo de impeachment da ex-presidente Dilmar Rousseff (PT). Agora, tem se aproximado de lideranças religiosas para se consolidar como candidato à reeleição no Senado.

O PSD vai cozinhando José Medeiros em banho Maria, para não desperdiçar a liderança que ele se tornou, mas outros partidos já começam a assediar o senador e o segurar na legenda não é meta primordial do PSD de Mato Grosso. Entre os interessados no "passe" de Medeiros está o PODEMOS, de Álvaro Dias e Romário Faria, que em Mato Grosso tem tudo para ser comandado, em breve, pelo ex-senador Antero Paes de Barros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet