Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Coleta de lixo

Apontados como responsáveis por superfaturamento, secretário e fiscal da Prefeitura devem gerir novo contrato

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Apontados como responsáveis por superfaturamento, secretário e fiscal da Prefeitura devem gerir novo contrato
Mesmo com os indícios apontados pelo Ministério Público de Contas (MPC) de que houve superfaturamento no contrato firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a Ecopav Construções e Soluções Urbanas, o secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stoppa, bem como o fiscal, José Abel do Nascimento, devem continuar à frente da execução dos serviços de coleta de lixo da Capital com a nova empresa contratada, a Locar Saneamento Ambiental Ltda.


Leia mais:
- TCE suspende pagamento de R$ 1,6 milhão à empresa responsável por coleta de lixo em Cuiabá
- Prefeitura rescinde contrato e substitui empresa de coleta de lixo após série de irregularidades

Stoppa e José Abel, que era fiscal do contrato com a Ecopav, foram apontados como os responsáveis pelos danos ao erário em função de supostas irregularidades identificadas durante auditoria realizada pela equipe técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

No mês passado, o TCE chegou a suspender o pagamento, em R$ 1,6 milhão, que seria feito pela Prefeitura à Ecopav. A decisão, do conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Mato Grosso, João Batista de Camargo, atendia ao pedido do MPC, que afirmou que a auditoria realizada pela Corte de Contas confirmava as falhas contratuais.

Conforme o MPC, a fiscalização do Tribunal de Contas identificou irregularidades no pagamento dos serviços de locação, de mão de obra de motoristas e coletores, além de pagamento acima da demanda real de caminhões compactadores.

A Ecopav teve o contrato com a Prefeitura rescindido uma semana antes da suspensão do pagamento determinada pelo TCE e, em ato contínuo, foi convocada a segunda colocada na licitação, a empresa Locar. 

Nesta segunda-feira (24), em publicação no Diário Oficial de Contas do Estado, o próprio secretário designou que José Abel permaneça atuando na fiscalização dos serviços, mas desta vez ele deverá exercer a função de suplente de fiscal. O fiscal do novo contrato firmado com a Locar será o servidor Anderson Carvalho Matos, enquanto a gestão do contrato será de responsabilidade de Mariane Antonia Borges de Campos.





Ao Olhar Direto, o secretário de Serviços Urbanos, José Roberta Stoppa afirmou que o antigo fiscal do contrato e agora suplente, José Abel, continua à frente do controle dos serviços por uma questão regimentar.

“Nós temos que nomear um servidor de carreira e temos poucos servidores nessa situação na Prefeitura. Mas, nesse caso, não houve sequer oferecimento de denúncia por parte do Ministério Público, então eu creio que está tudo certo”, justificou.

Stoppa alegou, ainda, que com relação às eventuais irregularidades na execução do contrato, estas devem ser imputadas à Ecopav e não ao órgão municipal sob sua gestão.

“A Ecopav ofereceu bens como garantias, no caso de descumprir lá na frente alguma coisa do que foi prometido. Se houve, ou se vier a acontecer algo de irregular, é a Ecopav quem vai prestar contas”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet