Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Ação coordenada

MST invade fazenda do ministro Blairo Maggi em Mato Grosso e usa ‘fortuna’ como justificativa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MST invade fazenda do ministro Blairo Maggi em Mato Grosso e usa ‘fortuna’ como justificativa
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou ter invadido a fazenda do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), próximo à cidade de Rondonópolis (215 km de Cuiabá). O ato faz parte de uma ação coordenada do grupo. Os sem-terra citam a fortuna do ministro como justificativa para a ação. A informação foi confirmada pelo Olhar Direto com integrantes que estão no local.


Leia mais:
Suspeito de aplicar golpe milionário usava nome do filho de Blairo Maggi para enganar produtores rurais

Em nota, MST informa que as ações coordenadas fazem parte da jornada nacional de luta pela Reforma Agrária com o lema "Corruptos, devolvam nossas terras!”. Protestam também contra a violência no campo. Até agora, segundo o movimento, foram 68 vítimas em 2017, sendo 13 jovens, 6 mulheres, 13 indígenas e 4 quilombolas.
 
“Estamos ocupando várias fazendas de políticos e pessoas ligadas ao governo e também que são alvos de denúncias de corrupção. O objetivo é mostrar o descaso com a reforma agrária e pedir mais justiça. Também queremos a saída deste governo ilegítimo de Michel Temer”, disse ao Olhar Direto Gilvan Rodrigues, membro do MST que está na fazenda.
 
O integrando do grupo explica que a área ocupada seria do Grupo AMAGGI e está localizada nas margens da BR-163, a 25 km da cidade de Rondonópolis. Segundo o movimento, cerca de mil famílias dos Estados da região Centro-Oeste e Distrito Federal (DF) estão na fazenda do ministro da Agricultura desde a madrugada de hoje (25). Não há prazo para que eles deixem a área.
 
Os sem-terra citam a fortuna do ministro como justificativa para a ação. "A família Maggi, segundo a revista Forbes de 2014, ocupava o sétimo lugar no ranking entre as famílias mais bilionárias do Brasil com uma fortuna estimada em 4,9 bilhões de dólares", informou o movimento, dizendo ainda que a fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Jaciara, é fruto de "apropriação de terras públicas”.
 
Algumas viaturas foram encaminhadas para o local para fazer a segurança. “Até agora, ninguém veio falar com a gente. Vamos continuar aqui até que as nossas demandas sejam atendidas”, finalizou Gilvan.

A assessoria de imprensa da Amaggi informou à reportagem que, por enquanto, pode apenas confirmar a invasão. Porém, ainda não tem detalhes do ocorrido e que tudo está sendo apurado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet