Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

GOVERNO ADVERTIDO

AL garante que não foi omissa em obras da Copa, cita consultoria do Crea e que denunciou atrasos

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Pedro Satélite fez parte da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa 2014

Pedro Satélite fez parte da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa 2014

Mesmo sem técnicos suficientes, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso fiscalizou e denunciou os atrasos das obras da Copa do Pantanal Fifa 2014, inclusive, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A garantia partiu do deputado estadual Pedro Satélite (PSD), nesta quarta-feira (9), por considerar que as críticas que apontam omissão do Poder Legislativo são infundadas e não condizem com a realidade.

 
Satélite foi membro da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Mundo FIFA 2014, em Cuiabá, presidida pelo então deputado Hermínio Jota Barreto (PR), hoje suplente de deputado federal, tendo o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), hoje prefeito de Cuiabá, como relator. Ele foi incumbido pelo presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (PSB), de explicar o tabalho que foi realizado.
 
Leia Mais:
- Silval Barbosa e Maurício Guimarães acertaram propina de R$ 18 milhões em compra de vagões do VLT

- Silval Barbosa confessa que usou empresários em trama para pagar empréstimo de R$ 29 milhões;  

Da atual legislatura, além de Satélite, também eram membros da Comissão de Acompanhamento das Obas da Copa, os deputados Baiano Filho (PSDB), que foi vice-presidente; Wagner Ramos (PSD), Adalto de Freitas Daltinho (SD), e Mauro Savi (PSB). 
 
Pedro Satélite recordou que a Assembleia Legislativa firmou convênio com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) para contribuir na fiscalização. Ele observou que partiu do então presidente do Crea, engenheiro civil Juares Samaniego, o primeiro alerta de que sequer o primeiro trecho do VLT, entre o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e o Atacadão, na Avenida XV de Novembro, em Cuiabá, seria concluído no prazo – março de 2014.
 
Os técnicos cedidos pelo Crea ao Poder Legislativo, segundo Pedro Satélite, fizeram estudos de projetos e vistoria para emitir parecer técnico sobre as principais obras, como o VLT e as trincheiras. “A Assembleia Legislativa denunciou os atrasos, cobrou um posicionamento do [então] governador Silval Barbosa. “Cumprimos a missão importante na luta pelo cumprimento dos projetos e a garantia de obras de qualidade. Estivemos atentos para que o dinheiro público fosse bem investido”, emendou Pedro Satélite.
  
A Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo de 2014 da Assembleia Legislativa funcionou de 2010 e até 2014. E exerceu fiscalização "in loco" das obras e ações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). O Ministério Público Federal entende que os deputados não foram tão exigentes na  fiscalização, tampouco na prestação de contas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet