Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

mesma demora

Neurilan compara Taques a Silval por atrasos em repasses da Saúde

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Neurilan compara Taques a Silval por atrasos em repasses da Saúde
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), afirma que Pedro Taques (PSDB) tem um desempenho tão ruim quanto o do ex-governnador Silval Barbosa (PMDB) no quesito atraso nos repasses da saúde. De acordo com Neurilan, isso tem prejudicado a qualidade da atenção básica e, consequentemente, aumentado a demanda por conta de doenças desenvolvidas por falta de prevenção.


Leia Mais:
Neurilan diz que comissão criada por Taques para solucionar problemas na saúde não funciona

“Em relação ao repasse da saúde, ao calendário de repasse, está igual. Silval atrasava quatro, cinco ou seis meses, o governo Pedro Taques atrasa quatro, cinco ou seis meses. Já em termos de valores, o Governo Pedro Taques fez uma recomposição de valores”, disse Neurilan.

Segundo ele, o Estado deve aos municípios R$ 40 milhões só em relação aos repasses da atenção básica, ou cerca de R$ 70 milhões se for levada em conta a verba atrasada para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), média e alta complexidade.  A falta de regularidade do pagamento dos repasses da saúde tem prejudicado as prefeituras no planejamento e execução de programas da atenção básica.

“E não existe remédio para saúde sem uma boa atenção básica, com eficiência. Você tem que trabalhar para pessoa não adoecer. Agora o município já recebe pouco e recebe quatro ou cinco meses atrasado, ele não tem condições de fazer uma atenção básica como deveria fazer. Aí as pessoas adoecem como maior facilidade e vem para os corredores dos hospitais regionais, filantrópicos e centrais aqui em Cuiabá”, afirmou Neurilan.

Ele também já deixou a entender que não vê empenho do Governo do Estado em solucionar o problema da saúde em Mato Grosso devido a falta de atividade da comissão especial criada para tratar desse assunto.

“Já ouvi um ditado popular que fala assim: Se você não quer resolver a situação, crie uma comissão. Getúlio Vargas dizia isso. O que estou percebendo é que parece estar caminhando para esse rumo. O governador constituiu uma comissão, definiu o número de participantes, seriam seis prefeitos, seis deputados estaduais, a equipe econômica do Governo do Estado e então foi feita só uma reunião logo em seguida e, de lá para cá, não aconteceu mais nenhuma”, resumiu Neurilan Fraga, no lançamento do programa Municípios Sustentáveis, no Palácio Paiaguás.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet