Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DIÁLOGO AMPLIADO

Lucimar Campos e dom Milton fortalecem parcerias para ações sociais em Várzea Grande

Foto: José Luiz Siqueira / Secom VG

Dom Milton disse para Lucimar que dez paróquias estão situadas em Várzea Grande

Dom Milton disse para Lucimar que dez paróquias estão situadas em Várzea Grande


 
As paróquias Igreja Católica em Várzea Grande vão estreitar e fomentar parceiras com a Prefeitura Municipal, nos próximos anos. O compromisso foi firmado pela prefeita Luciar Sacre de Campos (DEM) com o arcebispo metropolitano de Cuiabá, dom Milton dos Santos, nesta terça-feira (15), durante visita ao Palácio Júlio Domingos Fiote de Campos, no Paço Couto Magalhães, sede da municipalidade.
 
Dom Milton elogiou a política social implementada, nos últimos anos, pela prefeitura de Várzea Grande, a segunda maior cidade de Mato Grosso. O diálogo com Lucimar Campos foi proveitoso para estreitar os laços na construção de maiores políticas voltadas para atender ações, como a educação de crianças e jovens, e, ainda, de cursos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais:
- Lucimar Campos projeta 200 quilômetros de asfalto em quatro anos; 50 quilômetros já executados

- Várzea Grande fomenta surgimento de talentos no esporte; prefeita e vereadores incentivam com moção 

 
Dom Milton fez questão de ressaltar que dentro da Cúria Metropolitana formada por 27 paróquias, dez delas estão situadas em Várzea Grande, o que faz da cidade uma referência para igreja católica. Além disso, como completou, Várzea Grande é sede de seminários e da Faculdade Católica de Mato Grosso (Sedac) que oferta cursos de graduação, nas áreas da Pedagogia, Teologia, Filosofia, Processos Gerenciais e Psicologia.
 
Dom Milton explicou à prefeita que hoje a Cúria Metropolitana possui obras assistenciais, como casa de recuperação, creches e desenvolve ações de apoio ao cidadão, e que com o fortalecimento da parceria com Várzea Grande vai poder aumentar o número de atendimento e implementar as políticas públicas.
 
 “As nossas parcerias são importantes. A minha visita tem como finalidade referendar e estudar possibilidades de ampliação. Temos a Faculdade Católica que pode servir para o setor da Educação como campo de capacitação aos professores da Rede Pública Municipal de ensino. Os nossos projetos de creches, que complementam a Rede educacional de assistência às crianças”, argumentou o clérigo católico.
 


O arcebispo aproveitou ainda para anunciar a 32ª edição do Vinde e Vede, que será realizada em Cuiabá, entre os dias 9e 12 de fevereiro de 2018, durante o período de Carnaval. “Em 2018 a atenção da igreja vai estar principalmente voltada aos jovens. Depois do sínodo para as famílias, que foi o tema central do Vinde e Vede 2017, agora os bispos querem compreender melhor quais são os desafios da juventude, e assim, estarem mais próximos, seguindo inclusive, a orientação do Papa Francisco”, pontuou. O tema do encontro anual estará baseado no próximo Encontro Mundial da Juventude católica, que será realizado no Panamá (América Central).
 
“O Vinde e Vede chega a reunir mais de 100 mil pessoas no período do Carnaval. E o MicareCristo, evento que antecipa o Vinde e Vede, reúne mais de 50 mil jovens. A infraestrutura para promover este evento já está definida. Precisamos, junto ao Município traçar algumas ações em conjunto que facilitem o acesso dos jovens de Várzea Grande ao evento, como por exemplo, linhas extras de ônibus neste período específico para o local do evento, promovendo o deslocamento, com linhas diretas e horários pré-definidos”, citou o pontífice da Arquidiocese de Cuiabá.
 
“Já na questão da Assistência Social e da Educação nos colocamos à disposição para outras parcerias, vez que a Igreja Católica tem atuado em conjunto com o Município. Como a senhora diz, a união garante o sucesso das parcerias”, justificou Dom Milton.
 
Acompanhado do padre José Pereira, da paróquia Santo Antônio, do padre Marcos Antônio Dias, da paróquia Nossa Senhora da Guia e do padre Ivan Rodrigues da Paixão, da Canção Nova, Dom Milton abençoou os presentes, o gabinete e a secretaria de Comunicação Social. “A prefeita é uma mãe para essa cidade e quero receber das mãos dela, a minha benção”, disse o arcebispo, emocionando muito a prefeita.
 
Católica e atuante, a prefeita agradeceu a visita do arcebispo e pontuou que a parceria entre o Município e a igreja católica é uma união forte e que será ampliada ao longo de sua gestão. “Dom Milton fez mais do que uma visita, trouxe palavras de fé, palavras otimistas e sua benção, nos renovou para que sigamos com um trabalho sério, transparente e que tem como único objetivo, melhorar a qualidade de vida da nossa população e construir a Várzea Grande que todos nós queremos”.
 
A prefeita, devota de Nossa Senhora Aparecida, recebeu das mãos do arcebispo uma imagem da santa, que traz em seu interior, água benta. Além dos padres que atuam em Várzea Grande, a reunião contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Kathe Martins, do secretário municipal de Governo, César Miranda e de assessores e voluntários da Cúria Metropolitana e do gabinete.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet