Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

​parceria inabalável

Dilmar cobra esclarecimento sobre delação de Silval e reafirma confiança em Pedro Taques

23 Ago 2017 - 10:45

Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Dilmar cobra esclarecimento sobre delação de Silval e reafirma confiança em Pedro Taques
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), líder do governo na Assembleia Legistaiva, respondeu ao vazamento de trechos da delação de Silval Barbosa afirmando certeza na inocência do governador Pedro Taques (PSDB). Barbosa revelou em sua colaboração com a Justiça que acordou com Taques, durante a campanha ao governo de 2014, que não iria dar total suporte à candidatura de Lúdio Cabral (PT), coligado com o PMDB, para não ter ações de governo (2010 - 2014) devassadas caso Taques viesse a vencer o pleito.  


Leia também:
Maggi nega ter participado de negociação criminosa entre Silval, Mauro e Pedro Taques
Silval Barbosa diz em delação ter doado dinheiro para campanha de Pedro Taques em 2014; governador nega


Dal Bosco ainda afirmou que não teve tempo para conversar com Taques sobre o trecho da delação vazado ontem, em reportagem da TV Centro América. De acordo com ele, a base toda ainda não debateu o assunto, mas o crédito do chefe do Executivo não foi abalado com o que veio a público.
 
“Não sentou a base inteira pra conversar. A questão do nosso partido, nós conversamos. Eu conversei já com o líder do nosso partido, nós estamos ai da mesma maneira, continuamos firme na base do governo, acreditamos que seja esclarecido e que tem que ser esclarecidas as verdades”, garantiu Dilmar.
 
“Nós estamos junto com o governo, acreditando no governo Pedro Taques, acreditando no governador e vamos estar acompanhando ai todos os trâmites do processo”, completou. O parlamentar ainda informou que terá a chance de tratar do assunto pessoalmente com o governador ainda hoje, durante viagem para Brasília, mas critica a facilidade com que hoje sem dia se pode “atingir” uma pessoa, em crítica direta à delação de Silval. .  
 
“Eu tenho que apurar, saber se realmente é verdade, até porque hoje é fácil você fazer um comentário, é fácil hoje você criticar uma pessoa”, pontuou. “É difícil hoje de você analisar realmente os comentários. Comentam-se, ou muitas vezes criticam-se, e não trazem nada. o que traz de novo, de produtivo ou traz de verdade no assunto, então tem que apurar primeiro”, concluiu.
 
Dinheiro e apoio
 
Silval afirmou que além de ter acordado com Taques a falta de estrutura para a campanha de Lúdio, ainda recebeu do núcleo da campanha do hoje governador o pedido de doação de R$ 20 milhões. As reuniões, ainda de acordo com o delator teriam sido intermediadas por Mauro Mendes (PSB), então prefeito de Cuiabá, e pelo hoje ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
 
Taques e Maggi negam
 
Logo após o trecho da delação ter sido divulgado, tanto o governo de Mato Grosso quanto o ministro Blairo Magii se manifestaram negando com veemência o suposto acordo feito por “debaixo dos panos” para prejudicar Lúdio e beneficiar Pedro Taques no pleito de 2018.
 
Confira abaixo a íntegra da nota de Pedro Taques e a de Blairo Maggi, respectivamente:
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO
 
O Governo do Estado de Mato Grosso vem a público esclarecer o que segue:
 
01 - O Governo do Estado não tem conhecimento sobre o teor da delação feita pelo ex-governador Silval Barbosa até a presente data.
 
02 - O governador Pedro Taques lembra que foi adversário do ex-governador nas duas eleições que disputou, sendo a primeira para senador, em 2010, e a segunda para governador, em 2014.
 
03 - O governador lembra ainda que possui vários adversários e desafetos na vida pública, inclusive políticos, entre os quais João Arcanjo Ribeiro, Hildebrando Pascoal, Silval Barbosa e José Geraldo Riva. E que nunca fez acordos com tais pessoas.
 
04 - Com um histórico de 15 anos atuando no Ministério Público Federal, Pedro Taques tem uma história de combate ao crime e aos criminosos. Como governador, seu primeiro decreto (001/2015) determinou a suspensão de pagamentos e auditagem de todos os contratos da gestão anterior. Talvez por essa razão o ex-governador atribua a Pedro Taques a responsabilidade pelas ações judiciais e operações policiais que levaram à prisão não apenas de Silval Barbosa, mas de sua esposa e um de seus filhos.
 
05 - Quanto às ilações sobre eventuais doações eleitorais irregulares, trata-se de mais uma leviandade criminosa daqueles que se utilizam do instrumento legal da Delação Premiada para fazer vingança pessoal ou comércio para atender interesses outros. Pedro Taques reafirma o que já disse em outras situações: sua prestação de contas relativa à campanha eleitoral de 2014 foi aprovada pela Justiça Eleitoral por unanimidade.
 
06 - O governador aguarda ter acesso à delação para conhecer eventuais acusações contra si para poder se manifestar.
 
Cuiabá- MT, 22 de agosto de 2017.
 
GCOM – Secretaria do Gabinete de Comunicação do Governo do Estado de Mato Grosso


Confira abaixo a íntegra do posicionamento de Blairo Maggi:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Informo que jamais estive presente em reunião política junto com Silval Barbosa, Mauro Mendes e Pedro Taques, uma vez que não participei efetivamente das eleições de 2014, muito menos declarei apoio a qualquer um dos candidatos.
 
Por essa razão, reitero que não convoquei encontros para tratar de acordos que beneficiassem o ex-governador Silval Barbosa.
 
Se houve qualquer encontro ou se existia algum interesse em acordos de proteção, foi por parte do próprio Silval Barbosa, uma vez que ele era o governador a época.
 
Ressalto que temos solicitado reiteradamente ao STF acesso às colaborações premiadas já homologadas, uma vez que estamos sendo procurados pela imprensa a apresentar defesas parciais, sem mesmo conhecer o teor das informações.
 
Por fim, entendo ser lamentáveis os ataques a minha reputação, mas estou com a consciência tranquila quanto às minhas ações e assim que tiver acesso ao teor da delação, usarei de todos os meios legais necessários para me defender, pois definitivamente acredito na Justiça.


Blairo Maggi
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet