Olhar Direto

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

Notícias / Ciência & Saúde

Cuiabano bebe, fuma, dirige embriagado, adora refrigerante e carne gordurosa, revela pesquisa

Da Redação - Lázaro Thor Borges

09 Set 2017 - 17:01

Cuiabano bebe, fuma, dirige embriagado, adora refrigerante e carne gordurosa, revela pesquisa

Tente imaginar um sujeito que bebe, fuma, adora carne gordurosa, refrigerante, sofre com a balança e ainda dirige embriagado nos finais de semana. Este é um perfil muito próximo do cuiabano médio, com hábitos nada saudáveis, conforme uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e publicada em junho deste ano.  

Leia mais:

Afastamento de professores de Cuiabá por licença médica aumentou 100% em três anos
 

O levantamento traz dados coletados no ano passado em todas as capitais do país e no Distrito Federal e revela a frequência de diversos indicadores de hábitos de saúde dos brasileiros.  Cerca 2 mil pessoas que responderam ao questionário por telefone em Cuiabá apresentaram alta frequência de consumo de refrigerantes e carne com bastante de gordura, além do uso de cigarro e bebida alcoólica.

 

A pesquisa mostra que os cuiabanos estão no top 3 da maioria dos indicadores. Os resultados reveleram, por exemplo, que as maiores frequências do consumo de carne com gordura foi registrada em Cuiabá, com 57,5% dos entrevistados respondendo positivamente à questão.

 

A cidade também ficou entre as 10 capitais com as maiores frequências de fumantes e registrou o segundo maior índice de fumantes passivos no trabalho ou em casa. No quesito excesso de peso Cuiabá também é a segunda colocada (62,1%), já no termo obesidade, a capital mato-grossense ficou em terceiro lugar (23%). Outro hábito pouco saudável adotado pelos cuiabanos é o consumo de refrigerante em cinco ou mais dias da semana. Mais de 24% confessaram abusar da bebida.

 

Mas não é só refrigerante que os cuiabanos admitiram ingerir excessivamente. O consumo de álcool além do convencional é uma rotina para 34,5% dos entrevistados. Desta parcela todos responderam sim quando questionados se consumiaram cinco ou mais doses de bebida em uma mesma ocasião nos últimos 30 dias.

 

Além de beber, fumar e não se alimentar muito bem, a população cuiabana é uma das que menos se exercita entre as capitais brasileiras. Apenas 10% dos entrevistados disseram praticar atividades físicas com duração de pelo menos 150 minutos, consideradas de intensidade moderada de acordo com a metodoliga da pesquisa.

32 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Steiger
    14 Set 2017 às 14:10

    Ou seja, Cuiaba é um buraco...

  • Luzi
    12 Set 2017 às 00:40

    E fácil falar de cuiabanos, vem para o nosso Estado destroi nossos Cerrados, nossas mataso poluiem nossos rios pegam dinheiros com o governo sai do seus Estados de origem super individados aí chegam aqui expusam os nativos exploram mão de obra barata cambandas de pistoleiros e canalhas....

  • Kaka
    11 Set 2017 às 13:16

    Sr. Barbeiro, esqueceu que trancam o cruzamento também. Cidade horrivel, povo idem, mas tenho que aproveitar e ganhar um $$$ aqui. Povo que não trabalha temos que vir e dar o recado..

  • juca do guarani
    11 Set 2017 às 12:54

    é esse bando de cachaceiros que vem de outros lugares... cuiabano só toma um golinho...

  • Lipi
    11 Set 2017 às 12:29

    Quem não está satisfeito, é só mudar de lugar. Tem muito espaço em Londres, Paris, Las Vegas etc.

  • Marco Antônio
    11 Set 2017 às 12:03

    O JUCA está certo! e olhe que mesmo sendo filho de uma ANTA BATIZADA, ele defende as CAPIVARAS. É um cara muito legal!

  • Sol
    11 Set 2017 às 10:21

    Eu acho engraçado falar generalizado CUIABANO! Aqui tem tudo, Paulista, Sulistas, Aitianos, um monte de exilados, refugiados americanos, me poupe essa pesquisa quer denigrir a imagem dos cuiabanos.

  • juca
    11 Set 2017 às 09:35

    olha nao mexam com as minhas amigas capivaras. deixem eles ficarem bem gordinhas. queridas capivaras continuem comendo, bebendo e fumando. boa sorte.

  • Eliane
    11 Set 2017 às 06:14

    Só cuiabana, quem não gosta daqui, vaza, tá cheirando o que aqui, e cada uma

  • P/ SR. BARBEIRO
    10 Set 2017 às 21:57

    SR BARBEIRO, devo admitir que vc tem toda razão, salvo ítem 10! Cuiabano que ser "adevogado", rsrsr... Sou do interior de MT e me assustei quando cheguei aqui, nunca tinha visto tanta falta de consciência com relação à preservação e manutenção da limpeza da cidade!!! Tem melhorado, mas ainda falta muito!

Sitevip Internet