Olhar Direto

Terça-feira, 19 de setembro de 2017

Notícias / Política MT

Líderes Xavante pressionam governo Michel Temer por nomeação para DSEI de Barra do Garças

Da Redação - Ronaldo Pacheco

07 Set 2017 - 10:25

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Líderes Xavante pressionam governo Michel Temer por nomeação para DSEI de Barra do Garças
Cerca de 300 índios Xavante de Mato Grosso encaminharam nesta quarta-feira (6) abaixo-assinado ao ministro Antônio Imbassahy,  chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, cobrando a nomeação de Antônio Flávio Borges Santana para a Coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI), sede Barra do Garças. O imbróglio já se arrasta há algum tempo e tem causado prejuízo a algumas das principais etnias de Mato Grosso, notadamente no vale do Araguaia.
 
Os indígenas são representantes das comunidades das regiões de Primavera do Leste, Paranatinga, Poxoréo, General Carneiro, Barra do Garças e Nova Xavantina. Eles aguardam do ministro Imbassahy a nomeação até o final do dia desta quarta-feira (6).
 
Leia Mais:
MPF pede indenização de R$ 130 milhões por violações contra Xavantes durante ditadura

Há informações de lideranças das comunidades indígenas que, caso não saia a nomeação de Flávio Santana, eles pretendem organizar uma caravana a Brasília, com protesto em frente ao Palácio do Planalto. Outra opção, como forma de pressão, seria o fechamento da BR-070 na região de Barra.
 
Flávio Santana é militante do PMDB há 40 anos. Ele conseguiu apoio de praticamente toda a bancada federal para a indicação, com exceção dos deputados AdiltonSachetti e Fábio Garcia, ambos do PSB.
 
O Distrito Sanitário de Barra do Garças está atualmente sem representação, o que, segundo os índios, enfraquece as comunidades. Flávio Santana, dizem os índios no ofício a Imbassahy, “é amigo e companheiro do povo indígena e com certeza desempenhará seu papel e lutará por melhorias para a nossa comunidade”.
 
Canarana

Há duas semanas, no município de Canarana, índios invadiram a sede do Distrito Sanitário, em protesto contra a exoneração da coordenadora Alessandra Santos de Abreu, que ocupava o cargo há quatro anos e, conforme os índios, desenvolvia excelente trabalho às comunidades. A nova coordenadora nomeada, Creusa Lopes de Faria, é tia do atual prefeito Fábio Faria (PR).

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • adelia
    09 Set 2017 às 16:23

    o senhor flavio quando foi secretario de torixoreu construiu uma farinheira comunitaria no assentamento furna 1 furna 2 concerteza fara sim um belo trabalho pra cuidar da saude indigina

  • ana maria
    09 Set 2017 às 16:18

    parabens aos deputados que assinaram que foram 8 que assinou e pelo belo trabalho que o senhor flavio santana realizou em torixoreu acredito que fara melhor pela comunidade indigina

  • katia
    09 Set 2017 às 16:14

    meus parabens para os xavantes fui moradora de torixoreu e vi de perto as obras que estao prontas em torixoreu pelo ex secretario flavio santana que realizou um belo trabalho , se hj tem uma creche onde funciona o cras lembrando que tem varios asfalto na rua perto do clube isabel campos na avenida com acesso ao laticinio que tbm foi conseguido pela imenda do ministerio do turismo

  • lorrayne
    09 Set 2017 às 16:06

    parabens os xavante no baixo assinado indicando o nome de antonio flavio borges santana, quando foi secretario de torixoreu realizou um grande trabalho se hoje tem um aterro sanitario e gracas a ele e a deputada tete bizerra que organizou a imenda pra contruscao do aterro sanitario que hoje funciona perfeitamente

  • Jo
    08 Set 2017 às 20:58

    Parabéns por "saber" diferenciar índios Xavantes de Xinguanos... Na imagem usada ficou evidente!

Sitevip Internet