Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

NOME NO PÁREO

Zeca Viana entra na briga pelo Senado e diz que ‘tsunami de denúncias’ reduz candidaturas

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Zeca Viana diz que têm muitos parlamentares que vão para a reeleição em busca de imunidade

Zeca Viana diz que têm muitos parlamentares que vão para a reeleição em busca de imunidade

Crítico ácido da atual gestão, o presidente regional do PDT, deputado estadual Zeca Viana, teve seu nome colocado para disputa do Senado, em 2018, compondo a chapa de oposição. Ele afirmou que é uma decisão da maioria dos dirigentes dos 14 partidos oposicionistas que têm se reunido regularmente para debater o futuro de Mato Grosso.

 
Por questão de improbidade, sem citar nomes, Zeca entende que muitos líderes considerados pesos-pesados atualmente chegarão inviabilizados, nas convenções de agosto de 2018. Ele também aguarda, para breve, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que elimine ou ao menos diminua o atual formato de imunidade parlamentar.
 
Leia Mais:
- Zeca Viana diz que não vai comemorar ausência em lista do mensalinho: "ser honesto é obrigação"

- Gravados pelos Barbosa, Wagner Ramos defende Romoaldo: “falou da boca pra fora para se livrar”

“Creio que a oposição garante ao menos uma vaga [ao Senado]; talvez as duas, em 2018. Não é a candidatura do Zeca Viana, mas um projeto de candidatura ao Senado trabalhado pelo grupo de oposição ao governo Pedro Taques. Eu aceitei colocar o meu nome em discussão”, observou o dirigente pedetista, deixando claro que é projeto embrionário.
 
Por conta da colaboração premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e, também, diante da expectativa da delação do ex-deputado José Geraldo Riva, ex-presidente da Assembleia, ele crê que muitos pré-candidatos estarão fora do páreo. “Ainda tem muita coisa para acontecer até 2018. Ainda é cedo, com todo o tsunami que ainda vai vir [delação do Riva]. Nós temos que ver quem vai sobrar [fora das denúncias], lá na frente”, avaliou ele, para a reportagem do Olhar Direto.
 
O presidente do PDT argumentou que jamais tentou ganhar dinheiro ou enriquecer com a vida pública. “Eu sempre fui o que eu sou: não mudei em nada dentro da política do que eu era fora da política. Ser honesto não é virtude, é obrigação! Eu não sou diferente. Fui educado com a obrigação de ser honesto”, retrucou ele, diante do questionamento.
 
“Não sei se o STF vai tomar uma decisão para que os parlamentares percam a imunidade. Porque acho que deveria tomar, sim! Porque temos muitos parlamentares que vão para a reeleição para manter a imunidade. Para não ser preso!”, criticou Zeca Viana.
 
O entendimento do presidente do partido de Leonel Brizola é de que o parlamentar deve ser julgado como qualquer cidadão comum, no âmbito do Poder Judiciário. “Ora, bolas: usar do mandato para não ser preso? Política é lugar de bandido? Aí vai continuar sendo bandido, mesmo! Temos que parar com isso. O político tem que ser julgado pela Justiça comum. Não pode ter foro privilegiado. Não se justifica isso”, complementou Viana, que admite responder processo na vida privada, mas jamais no exercício do mandato.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet