Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PROLIFERAÇÃO

Piranhas atacam banhistas no Lago do Manso; especialistas alertam sobre áreas de risco

Foto: Reprodução

Piranhas atacam banhistas no Lago do Manso; especialistas alertam sobre áreas de risco
Com o feriado prolongado de independência, muitos mato-grossenses escolheram o Lago do Manso como opção de lazer. No entanto, apenas na quinta-feira (7), cinco ataques de piranhas foram registrados no local. Especialistas explicam que as piranhas estão em época de reprodução e isso poderia provocar os ataques.


Leia mais:
Bombeiros encontram corpo de homem que desapareceu na sexta-feira no Lago do Manso
 
Uma das vítimas que foi atacada no último dia 7 confirmou ao Olhar Direto que cinco ataques de piranhas a banhistas foram registrados no lago, porém, todos sem gravidade. Apenas um bombeiro civil trabalha no lago prestando socorro aos visitantes e banhistas.

O diretor técnico da Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat), Darci Carlos Fornari, afirma que a criação da barragem propiciou a proliferação das piranhas no lago.

“Por dois motivos a criação da barragem propiciou a procriação e a proliferação das piranhas. O primeiro é que ela é uma espécie que se reproduz em águas calmas, e o Manso é assim. O outro motivo é que as espécies predadoras, que se alimentam de piranhas, não conseguem mais subir o rio, por causa da barragem”.

O motivo para os ataques, segundo Fornari, seria porque as piranhas estariam defendendo seu ninho.

“Ela é não é um animal que ataca, ela se defende, então tem que ver onde ocorreram estes ataques, porque é provável que tenham ocorrido perto dos ninhos delas. É preciso fazer um estudo minucioso, para encontrar alguma solução, porque no momento nada está sendo feito”.

O biólogo, ecólogo e ictiólogo, Francisco de Arruda Machado, afirma que três espécies de piranha ocorrem em Mato Grosso. A do Lago do Manso é a Serrasalmus maculatus, uma espécie pequena, com tamanho torno de 20 a 25 centímetros. Ele disse que a espécie está em período de reprodução e o Lago do Manso tem diversos locais propícios à criação de ninhos.

“Elas têm o hábito de cuidar do ninho e estão em época de reprodução. A Serrasalmus maculatus se reproduz em locais rasos ou praias e o que mais tem no Manso são praias artificiais. Quando a pessoa entra na lagoa pelas praias, os dedos às vezes aparentam serem peixes pequenos, o que pode provocar o ataque. As piranhas também alertam antes de atacar, mas como a pessoa não está vendo a piranha ela não percebe o ataque”.

O recomendável é evitar os locais rasos do Lago e cuidar onde pisa. De acordo com o ictiólogo, ataques de piranhas já foram muito comuns em Mato Grosso. Ele afirma que já existem várias pesquisas sobre piranhas feitas no Estado.

“Cinco ataques é até pouco se levar em consideração que isto já ocorreu muito no estado. Na lagoa Trevisan aconteciam cerca de 30 ataques por dia. Já existem pesquisas feitas sobre esta espécie, eu já fiz. Existem outros trabalhos também, de outros estudiosos, sobre mordidas das piranhas”, afirma Machado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet