Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabrasa

Umidade chega ao nível do deserto do Saara em Cuiabá e calor intenso pode dar trégua no fim de semana

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Umidade chega ao nível do deserto do Saara em Cuiabá e calor intenso pode dar trégua no fim de semana
A umidade relativa do ar chegou a níveis alarmantes na tarde desta sexta-feira (15), em Cuiabá. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a umidade chegou a 11% às 15 horas de hoje, o que se compara aos níveis do deserto do Saara. Para o fim de semana, o calor intenso deverá dar uma trégua, com as temperaturas na casa dos 30ºC.


Leia mais:
Balde com água não resolve problema de falta de umidade, diz pneumologista
 
Segundo as informações, a umidade relativa do ar chegou aos alarmantes 11%, às 15 horas desta sexta-feira. Com isto, a capital mato-grossense chegou ao nível do deserto do Saara, que possui uma média entre 10% e 15%. Por conta disto, é recomendada a utilização de umidificadores de ar ou toalhas molhadas.


 
O CPTEC aponta que, para o próximo sábado (16), o céu deverá permanecer parcialmente nublado. A temperatura mínima deverá chegar aos 22ºC, enquanto que a máxima ficará por volta dos 30ºC. Existe também uma probabilidade de 5% de chuva na capital mato-grossense. Caso aconteça, deverá ser de curta duração, mas com intensidade. A umidade relativa do ar deverá variar entre 50 e 79%.
 
Para o domingo, o centro de previsões aponta que a mínima deverá ser de 22ºC, enquanto que a máxima deverá atingir os 31ºC. O céu deverá permanecer claro e com poucas nuvens. A chance de chuva é praticamente nula, apesar da umidade relativa do ar atingir níveis altos, que variam de 32% a 90%.
 
Cuidados
 
Com a umidade relativa do ar transitando entre os 15 e 30% nos últimos meses, a população cuiabana procura diversas formas de melhorar o ambiente onde estão e consequentemente, sua qualidade de vida. Uma destas alternativas, para muitos, é colocar um balde ou uma bacia com água dentro do quarto antes de dormir. Segundo o pneumologista Lucas Bello, no entanto, isso não passa de um mito.
 
“Apesar de existir a crendice, o balde e a bacia não ajudam, porque a quantidade de água que evapora é muito pequena. Você pode prestar atenção que, se colocar, no outro dia de manhã eles ainda estarão cheios”, explica. Para o médico, o ideal é utilizar um umidificador ou, se não for possível, colocar toalhas molhadas pelo chão. “Desta forma sim, pois quando colocamos as toalhas, no dia seguinte elas estão secas”.
 
Toalha molhada e umidificador são apenas algumas formas de se prevenir de doenças respiratórias, alergias e infecções que se proliferam durante a época da seca, que em Mato Grosso normalmente segue até o final de setembro.
 
Segundo Dr. Lucas, os principais cuidados necessários nesta época do ano são, além da utilização de umidificador e toalhas, a ingestão de líquidos e evitar a prática de exercícios físicos das 12h às 15h. “Essa faixa de horário é a mais crítica, em que o ar está mais seco. O mais indicado é que se faça atividade física no início da manhã, e, em segundo lugar, no final da tarde”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet