Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

DADOS

Roubo de aparelho celular cai 28% em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Roubo de aparelho celular cai 28% em Mato Grosso
Caiu em 28,6% o número de roubos de aparelhos celulares em Mato Grosso. Os dados são de janeiro a agosto de 2017, quando comparados ao mesmo período de 2016. Nesses meses do ano passado foram 8.807 aparelhos roubados (com violência ou ameaça) e neste ano foram 6.287, uma diferença para menos de 2.520. 


Leia Mais: 
Três agentes são presos por coagirem testemunhas em esquema de entrada de celulares e drogas em cadeia

Os dados levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) apontam a quantidade de aparelhos, não o número de boletins de ocorrência. Isso pelo fato de que em um único registro pode haver mais de um celular roubado. 

A redução se dá, entre outros fatores, pela atuação ostensiva da Polícia Militar. Em horários de pico, por exemplo, os policiais militares se posicionam em locais com grande circulação de pessoas, o que acaba inibindo a ação de criminosos. 

“A Polícia Militar está trabalhando também na prevenção, com orientações para que as pessoas utilizem o celular preferencialmente em locais seguros e que se não estiver utilizando o aparelho, que evite deixá-lo a mostra, pois o criminoso busca um momento de descuido para subtrair o bem do cidadão”, ressalta o subchefe de Estado maior da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Jonildo de Assis.

Para as policias Militar e Civil, as instituições de Segurança Pública de forma integrada, cada uma com as próprias atribuições e com as análises criminais, ajudam de forma significativa a redução dos índices das ações criminosas. “É um trabalho continuado que vem nos possibilitando alcançar resultados positivos no enfrentamento à criminalidade”, completa Assis. 

O que também tem colaborado para a redução de roubo de aparelhos celulares é o serviço oferecido pela Polícia Judiciária Civil que bloqueia o aparelho já na hora do registro do boletim de ocorrência. “Todas as delegacias de Mato Grosso contam com o serviço e para isso basta a vítima informar o número da linha. Como o aparelho fica bloqueado o criminoso perde o interesse de cometer o crime”, detalha a delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, Luciani Barros Pereira de Lima.  
A delegada titular ainda destaca que o número de prisões de autores de roubo tem aumentado em Mato Grosso e isso tem colaborado para a melhora contínua dos índices. Também está entre as ações da PJC o monitoramento de redes sociais e sites de compra. “Se for detectado que o produto [aparelho celular] é ilícito e for feita a venda e compra é caracterizado o crime de receptação”, explica Luciani.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet