Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Esdras

Secretário de Justiça, Paulo Taques, Rogers e coronéis são alvos da Polícia Civil por grampos

27 Set 2017 - 06:37

Da Redação - Wesley Santiago/Patrícia Neves/Érika Oliveira

Foto: Montagem/Reprodução

Secretário de Justiça, Paulo Taques, Rogers e coronéis são alvos da Polícia Civil por grampos
12h20 - Citada na decisão do desembargador Orlando Perri, a advogada Samira Martins chegou ao Fórum de Cuiabá. Ela representará o secretário de Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas. Questionada sobre a operação, ela informou que ainda não teve tempo de ler a decisão na íntegra.


12h10 - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), Leonardo Pio da Silva, encontra-se no Fórum de Cuiabá. Paulo Taques é advogado e está preso preventivamente. Nesse momento ele acompanha a audiência de custódia de Paulo Taques que é presidida pelo juiz Vladis Roberto Freire do Amaral. 

11h50 -  O ex-secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, é submetido nesse momento a audiência de custódia. De acordo com assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os presos civis que possuem ensino superior serão conduzidos ao Centro de Custódia da Capital (CCC). Já os demais, que são militares, serão levados para batalhões da Polícia Militar. Todos os mandados de prisão expedidos (9 no total) e de condução coercitiva (um) já foram cumpridos. 

09h10 - Por determinação do desembargador Orlando Perri foram presos preventivamente: o ex-secretário de Casa Civil, Paulo Zamar Taques, o coronel da PM, Airton Benedito de Siqueira Júnior, Rogers Elizandro Jarbas, Evandro Alexandre Ferraz Lesco, sargento PM João Ricardo Soler, o major da PM Michel Ferronato, Hellen Christy Carvalho Dias Lesco, José Marilson da Silva. 

Por determinação judicial, o corregedor da PM, coronel Carlos Eduardo Pinheiro da Silva.  Na decisão, consta ainda que ele não é um dos investigado como integrante da organização. 

08h55 -  Todos os noves conduzidos por determinação do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, serão submetidos a audiência de custódia às 10h da manhã. A informação foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça. 

08h30 - O delegado Wagner Bassi, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (SIndepo/MT), informou que ainda não tem conhecimento do teor da decisão e não sabe quais medidas foram aplicadas. Porém, ja adiantou que a assessoria jurídica já está se inteirando do assunto e reiterou apoio ao secretário Rogers Jarbas.

08h21 - O secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), coronel Airton Siqueira, foi preso na manhã desta quarta-feira (27). As ações fazem parte da 'Operação Esdras'. A determinação é do desembargador do Tribunal de Justiça (TJ), Orlando Perri. Além dele, também é alvo da operação o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques. O ex-secretário da Casa Militar, coronel Evandro Lesco, também. No total, são nove mandados de prisões a serem cumpridos.

O secretário afastado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, também foi preso. Na semana passada, ele foi submetido ao uso de tornozeleira eletrônica. O corregedor da Polícia Militar, coronel Carlos Eduardo Pinheiro, também foi outro conduzido coercitivamente. 

Outro alvo trata-se da esposa do coronel Lesco, a personal trainner Helen Christy. 

Leia Mais:
Dois delegados assumem investigações sobre esquemas de grampos em MT

Ao todo, foram expedidos nove mandados de prisão pelo desembargador. Além disto, ainda existem 15 mandados busca e apreensão e um de condução coercitiva. As ordens judiciais são cumpridas pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

Na semana passada, o desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, determinou o afastamento do Secretário de Segurança de Mato Grosso, Roger Jarbas. Na ocasião, foi aplicada ainda a instalação de tornozeleira eletrônica e cumprido um mandado de busca e apreensão na sede da pasta.

Conforme os autos, Rogers vem cometendo diversas ilicitudes para barrar as investigações. “Portanto, não resta a menor dúvida de que o representado, valendo-se do cargo ocupado, vem agindo de maneira incisiva e direta no sentido de beneficiar seus aliados, determinando o fornecimento de documentos até então sigilosos, em detrimento das investigações levadas a efeito pelas autoridades policiais”.

O ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, já havia sido preso em agosto deste ano, após determinação do desembargador Orlando Perri. Ele é suspeito de participar do esquema de grampos ilegais operado no Estado, por policiais militares, por meio da estratégia “barriga de aluguel”.

Em recente entrevista ao Olhar Direto, Paulo Taques disse que temia ser vítima daquilo que considerava uma prisão ilegal. “Tenho convicção que estão tramando contra mim, em manobras obscuras, para atingir politicamente o governador". 

Airton Siqueira registrou em cartório uma declaração na qual admite ter “grampeado” juízes em 2007 a mando do desembargador Orlando Perri, à época corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso. De acordo com Siqueira, as interceptações eram para levantar informações sobre o desvio de dinheiro do TJ para os cofres da loja maçônica Grande Oriente. 

'Esdras'

Em hebráico significa ajudador. É um livro bíblico que conta a história de um escriba e de pessoas fiéis e diligentes que venceram a oposição e a resistência para reconstruir o templo de Deus e restaurá-lo a sua antiga glória.

Esquema dos Grampos:

Reportagem do programa "Fantástico", da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crime.
 
A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.

O esquema de “arapongagem” já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico.
  
Barriga de aluguel

 
Os grampos foram conseguidos na modalidade “barriga de aluguel”, quando investigadores solicitam à Justiça acesso aos telefonemas de determinadas pessoas envolvidas em crimes e no meio dos nomes inserem contatos de não investigados.

Neste caso específico, as vítimas foram inseridas em uma apuração sobre tráfico de drogas.

Atualizada às 07h, 07h40, 08h09 e às 08h21. Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet