Olhar Direto

Sábado, 16 de dezembro de 2017

Notícias / Política MT

Decreto de Pedro Taques regulamenta lei em que veículos com mais de 18 anos serão isentos de IPVA

Da Redação - Ronaldo Pacheco

08 Out 2017 - 10:28

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Decreto de Pedro Taques regulamenta lei em que veículos com mais de 18 anos serão isentos de IPVA
A partir de 2018, todos os veículos com emplacamento anterior a 2000 estarão isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governador José Pedro Taques (PSDB) assinou o decreto 1.215, publicado no Diário Oficial do Estado que circulou na última sexta-feira (6), regulamentando a isenção, prevista na Lei 10.525/2017,  de autoria do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM).
 
Leia mais:
Governo Pedro Taques concede 44% de aumento aos profissionais da educação em dois anos e meio
 
O Decreto assegura, no texto, que a isenção será válida somente partir de 2018 devido ao fato gerador do imposto, que ocorre no início de cada ano. Em relação ao período de 2017, por exemplo, o fato gerador ocorreu em 1º de janeiro do referido ano.
 
A isenção do IPVA será reconhecida de ofício pela Secretaria de Fazenda (Sefaz). Isso significa que não haverá a necessidade do contribuinte requerer junto à administração fazendária o benefício. A identificação dos veículos com mais 18 anos será feita por meio do Sistema de Conta Corrente Fiscal do IPVA.
 
“A lei é importante porque a maioria das pessoas não usam seus carros para passeio, mas para o deslocamento até o serviço ou mesmo para desempenho de atividades autônomas. Esse dinheiro destinado ao pagamento do IPVA, ainda que pareça irrisório, faz falta no orçamento doméstico, ainda mais em tempos de crise”, avaliou Dilmar. 
  
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores foi instituído pela lei  Nº 7.301/00.
 
Atualmente, entre os veículos isentos de IPVA estão máquina e trator agrícola e de terraplanagem; veículo aéreo de exclusivo uso agrícola; automóvel para o uso de pessoa com deficiência ou, em situações extremas; ônibus de transporte coletivo urbano, que tenha rampa ou outro equipamento especial de acesso para deficiente físico; veículo de aluguel (táxi); veículo de combate a incêndio; locomotiva e vagão ou vagonete de uso ferroviário e embarcação de pescador profissional.
 
As isenções constam no Decreto 1.977/2000 que regulamenta o imposto.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Joao Cerqueira
    16 Out 2017 às 02:49

    Isso é fazer piada ao contribuinte pois um carro atualmente com mais de cinco anos ja está totalmente incapacitado de transitar devido as péssimas condições viárias e excesso de impostos nele inseridos.

  • Pagadora de Impostos
    10 Out 2017 às 09:06

    Demorou demais, se o detran não deve negar o licenciamento a veículos com multas ,porque isso ainda acontece cadê o MP, O Tce, a justiça que fecham os olhos para um órgão do governo que age fora da lei, porque já não tomaram providencia, o povo não aguenta tanta injustiça.

  • Joao Cerqueira
    09 Out 2017 às 21:11

    Isso é uma palhaçada isentar do IPVA veículos com mais de 18 anos de fabricação uma vez que im carro normal com no mínimo 6 anos de utilidade torna se praticamente obsoleto

  • Edmalvadeza
    09 Out 2017 às 08:41

    Parabéns acho uma medida excelente inclusive acredito que essas taxas devam ser abolidas com o aumento das privatizações das rodovias. Por outro lado acredito que deveria ser realizada uma vistoria anual nos veículos antigos para que houvesse um controle do que anda nas ruas uma vez que encontramos carros em péssimas condições andando nas ruas e rodovias.

Sitevip Internet