Olhar Direto

Domingo, 22 de outubro de 2017

Notícias / Política MT

Mato Grosso perde professora Sarita Baracat, ex-deputada e primeira prefeita de Várzea Grande

Da Redação - Ronaldo Pacceco

10 Out 2017 - 05:44

Foto: Wilson Pires / Divulgação

Sarita Baracat foi a primeira vereadora e prefeita de Várza Grande

Sarita Baracat foi a primeira vereadora e prefeita de Várza Grande

A professora e ex-prefeita Sarita Baracat de Arruda faleceu, aos 86 anos, nos primeiros instantes desta terça-feira (10), em Várzea Grande. A causa da morte ainda não voi divulgada pela família Baracat de Arruda.  Ela foi a primeira prefeita de Várzea Grande (1967-1970), secretária de Estado de Educação e secretária da Auditoria Geral do Estado (atual Controladoria Geral),  deputada estadual e primeira mulher a fazer parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 
 
Mulher à frente do seu tempo, Sarita Baracata também foi presidente do do PMDB de Mato Grosso e fundadora do Clube Esportivo Operário Varzea Grandense, uma de suas maiores paixões, com o irmão e ex-vereador Rubens dos Santos Baracat (in memorian).

Leia Mais:
- Ex-deputado Nico Baracat, assessor do Governo e motorista morrem em grave acidente

Em agosto deste ano, recebeu a última homenagem pública, em vida, como parte do Programa Tipos Mato-Grossenses, realizado pelo Gabinte de Comunicação do Governo de Mato Grosso. Clique Aqui.
 
Com a Sociedade Beneficente Varzeagrandense (Sobev), fundou várias escolas, entre as quais o Colégio Couto Magalhães, por décadas o mais conceituado da Cidade Industrial.
 
Sarita era mãe do jornalista e colunista social Fernando César Baracat, um dos mais respeitados em Mato Grosso; Eveline Baracat, e do ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Nico Baracat (in memorian), morto tragicamente em junho de 2012, em acidente automobilístico.  Ambos filhos do seu casamento com o ex-vereador Manoel Benedito de Arruda, o Caboclinho (in memorian), ex-presidente da Câmara de Várzea Grande.

 

Sarita era filha de pais sírios, nascida em Várzea Grande no dia 29 de dezembro de 1930. Seu pai, Miguel Baracat, nasceu em Damasco, capital da Síria, mas aos quatro anos de idade perdeu os pais e teve que vir com uma irmã para a América do Sul.  Sua mãe, Warda Zain Baracat, também era da Síria.
 
O casal Miguel e Warda  abriram o primeiro bar, a primeira padaria mecanizada e a primeira farmácia de Várzea Grande, onde tiveram oito filhos.
 
Desde a tenra idade, Sarita Baracat sempre foi apaixonada pelo magistério e pela militância política. Deu aulas de Sociologia, História e Geografia.  Foi da UDN, depois Arena e finalmente  PMDB, onde permaneceu até sua morte.
  

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Bruno Luiz
    11 Out 2017 às 15:33

    Sarita Baracat foi mulher que particularmente tinha uma grande admiração! Foi a primeira prefeita de Várzea Grande e deu vocação econômica a essa cidade e em vida assistiu o desenvolvimento de município pobre a cidade industrial e também comercial. Tomará que as próximas gerações de políticos e prefeitos dessa cidade HONRE o GIGANTESCO legado de Sarita Baracat de Arruda.

  • cuiabano porreta
    10 Out 2017 às 14:25

    Reginaldo pelo visto anda faltando as aulas sobre Atualidades...quem dera se o problema desse pais fosse somente a.Esquerda kamamka...se fosse assim o golpe teria surtido efeito e nao vamos muito longe basta olhar os secretarios estaduais do governo psdb sendo presos meu caro...mas em nome da memoria da professora Sarita sua ignorancia esta momentaneamente perdoada ..

  • Julio Jose de Campos
    10 Out 2017 às 12:18

    Personalidade que honrou a Educação,a Cultura,o Desporto e a Política Mato grossense. A Professora Sarita Baracat de Arruda deixa um legado de trabalho e competência pelo povo Várzea Grandense. Que Deus é nossa senhora da Guia a receba no seu reino. A família Baracat Arruda os nossos sentimentos de pesar.

  • marcelo
    10 Out 2017 às 08:54

    Deus abençoe toda a familia .

  • Reginaldo
    10 Out 2017 às 07:49

    Grande e bondosa Sarita, tive o PRIVILÉGIO de ter contato com esse ser humano de rara bondade, altruísta em tempo integral, excelente pessoa, como política a história conta que "não foi boa", pois não enriqueceu, não elevou seu patrimônio a níveis gigantescos ou seja, não seguiu a cartilha da política. Torço por mais políticos como ela, que não sigam a cartilha, que sejam o ponto fora da curva, que governem para o povo e não para si e para os seus! Sarita é um exemplo! Ah, antes que os "esquerdopatas" me critiquem por ter escrito que ela "não foi boa politica", eu fui sarcástico, cínico ok...

  • Júlio Campos Neto
    10 Out 2017 às 06:10

    Meus sentimentos a toda família Baracat.

Sitevip Internet