Olhar Direto

Domingo, 22 de outubro de 2017

Notícias / Ciência & Saúde

Vida Diagnóstico e Saúde alerta sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

Da Redação - Fabiana Mendes

10 Out 2017 - 16:38

Foto: Divulgação

Vida Diagnóstico e Saúde alerta sobre diagnóstico precoce do câncer de mama
A Campanha Outubro Rosa, mês que conscientiza a população sobre a importância do diagnóstico do câncer de mama, doença que mais mata mulheres pelo mundo, também será realizada na Vida Diagnóstico e Saúde, centro clínico recém-inaugurado em Várzea Grande. A ‘Vida’ é a única clínica no município que oferece um “Espaço Mulher” com acesso exclusivo para a realização de mamografia, ultrassom e densitometria. Além de ser a única do Estado de Mato Grosso com equipamento de mamografia (Microdose) com menor dose de radiação.

Leia Mais:
 Empresa de home care de Cuiabá tem filial em Primavera do Leste

Como parte das comemorações do outubro rosa, no dia 10 de outubro das 15h às 17h horas, a Associação dos Advogados OAB Subseção de Várzea Grande estará presente na clínica e as médicas da Vida estarão à disposição para conversar sobre o câncer de mama e mostrar os tratamentos que podem auxiliar no diagnóstico.  Na ocasião, também será ensinado às mulheres a fazer o auto-exame das mamas. O objetivo é estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio do auto-exame e dos exames de mamografia, sem excluir a consulta periódica médica.
 
PREVENÇÃO:
 
Para a médica radiologista, Carolina Moura, o aumento do diagnóstico do câncer de mama se deve a dois fatores: avanços da medicina e informações sobre prevenção e tratamento. “As mulheres estão entendendo a importância de buscar atendimento com o médico e de fazer o exame de mamografia como prevenção”, afirma.
 
Carolina garante que a mamografia ainda é a maneira mais eficiente de verificar a existência ou não do câncer de mama. “As mulheres assumiram e aderiram à ideia da prevenção ao câncer de mama, mas precisam ter acesso à realização de uma mamografia com qualidade. Isso irá influenciar diretamente os dados que revelam um melhor prognóstico da doença”, diz a médica.
 
DADOS:
 
A doença é a que mais mata mulheres em todo o mundo. Só no Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de mama mata mais 13 mil mulheres por ano. Os homens também são vítimas da doença, porém em número muito menor. Estima-se que em apenas 1% dos casos eles são afetados. De acordo ainda com o Inca foram diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil de 2016/2017.
 
Há possibilidade de 95% de cura, desde que seja diagnosticada no inicio do problema. Por isso, é importante que a mulher fique atenta à saúde ao corpo para perceber os sintomas e com qualquer estranhamento, como surgimento de pequenos nódulos, mudança de espessura da pele dos seios ou secreção nas mamas ela deve procurar um médico.
 
MAMOGRAFIA É EXAME FUNDAMENTAL
 
O tumor pode levar cerca de cinco anos para se tornar palpável. Daí a importância da mamografia digital, exame capaz de identificá-lo em estágios iniciais e até mesmo em formas pré-cancerosas. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos e anualmente após os 40. Caso a mulher esteja enquadrada como alto risco* para a doença, poderá iniciar o controle mais cedo.
 
*São consideradas mulheres de alto risco para a doença aquelas com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com câncer de mama antes dos 50 anos; um ou mais parentes de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou câncer de ovário; história familiar de câncer de mama masculino; lesão mamária proliferativa com atipia comprovada em biópsia.

(Com informações da assessoria de imprensa)
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet