Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Má formaçao congênita

Prefeitura de Cuiabá firma acordo com HUJM e lança programa inédito para agilizar cirurgias do ‘pé torto’

11 Out 2017 - 16:08

Da Redação - Fabiana Mendes / Da Reportagem Local - Érika Oliveira

Foto: Marcos Vergueiro

Prefeitura de Cuiabá firma acordo com HUJM  e lança programa inédito para agilizar cirurgias do ‘pé torto’
A Prefeitura de Cuiabá assinou na tarde desta quarta-feira (11) um Termo de Cooperação Técnica com o Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), que visa cessar a fila de espera da cirurgia ortopédica de crianças que nascem com o "pé torto congênito", uma deformidade que ocorre em bebês e que accarreta a torção dos membros. Há três anos a cirurgia não é realizada na Capital e 280 crianças permanecem na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira cirurgia deverá ser realizada na próxima terça-feira, dia 17 de outubro.


Leia Mais: 
Emanuel não envia nova suplementação e Câmara confirma demissão de mais de 450 servidores

 
Em sua fala, durante assinatura do acordo, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) destacou os trabalhos da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Secretária de Educação e, em particular, da Secretaria de Saúde. “Em particular, gostaria de parabenizar a secretária Elizeth Lúcia de Araújo e toda sua equipe, pela dedicação, sensibilidade e humanização, além do desejo de seguir a risca a gestão Emanuel Pinheiro, que é uma gestão próspera e humanizada”, relatou o prefeito.
 
Durante o discurso, Pinheiro garantiu que durante gestão irá transformar cada centavo do dinheiro público em beneficio direto a população cuiabana, especialmente na área da saúde.
 
Emanuel ressaltou o ineditimos do ‘Programa de Tratamento Ortopédico para Criança Cuiabana’, que nunca foi realizado em Mato Grosso. “É um programa que não existe em nenhum munícipio do Estado de Mato Grosso, portando Cuiabá vai virar referência, pois somente a capital irá realizar este procedimento no estado”, explica Emanuel. O programa também visa realizar futuramente cirurgias de punho e mão.
 
Os procedimentos contarão com uma equipe especializada, composta e liderada pelo médico e especialista Dr Leonardo Bussiki.
 
Um convênio que foi assinado no dia 26 de Junho, entre Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa que administra o Hospital  garante que toda a instalação, os equipamentos e aparelhos hospitalares sejam oferecidos pela HUJM.
 
Conforme contou Emanuel, o acordo é de um ano, podendo ser renovado. A expectativa é que sejam realizadas 20 cirurgias por mês. “O próximo já será realizando na terça-feira, 17 de outubro”, garante ele.
 
“Com isso, queremos garantir não apenas a referência para nossa capital, mas também certeza a exclusividade do município de Cuiabá, até porque o estado não realiza este tipo de procedimento e não faz este tipo de programa. É uma realização pessoal muito grande, mas também um gosto de quero mais. Pois devemos beneficiar muito mais a família, as crianças e idosos cuiabanos”, concluiu.
 
A secretária de saúde, Elizeth Lúcia de Araújo, destacou a importância da realização da cirurgia na capital. “A situação da cirurgia do pé torto, se não feita no tempo adequado, ela [a criança] terá uma serie de comprometimentos da vida adulta. O adulto terá dificuldade de fazer atividades comuns e até esporte”, ressaltou a secretária. Ela também relatou que em torno de 10 meses as filas deverão ser descongestionadas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet