Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Corregedoria

Conselho de Ética da AL escolhe Saturnino Masson como ‘delegado’ para agir quando houver demanda

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Conselho de Ética da AL escolhe Saturnino Masson como ‘delegado’ para agir quando houver demanda
Indispensável para o recebimento e encaminhamento de denúncias, a Corregedoria do Conselho de Ética finalmente vai funcionar, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. E o corregedor geral é o deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), o mais idoso e que não teve condenação nem figura em denúncia ou na delação do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e seus familiares.

 
Septuagenário e ex-prefeito de Tangará da Serrra, Saturnino foi escolhido por unanimidade pelo Conselho de Ética e Decoro. O presidente do Conselho, deputado Doutor Leonardo Albuquerque (PSD), explicou que a própria figura do novo corregedor geral responde por si.
 
Leia Mais:
- AL vai votar sobre prisão de Gilmar Fabris após publicação de acórdão do STF; envio  para o TRF1 é incógnita

- Leonardo Albuquerque quer que Comissão de Ética da Assembleia seja destituída
 
“Creio que [a Corregedoria] foi criada momento num histórico para a Assembleia. A figura do corregedor, como o deputado Saturnino Masson, no Conselho de Ética, será o diferencial”, observou o presidente, para a reportagem do Olhar Direto.

Alguns dos problemas enfrentados pelo Poder Legislativo poderiam ter sido evitados, se a Corregedoria estivesse agindo. No Senado, no caso do senador mineiro Aécio Neves (PSDB), a situação é idêntica. “O Corregedor é  mais ou menos como a figura do delegado. E, no caso do deputado Saturnino, a experiência tanto na vida pública quanto na pessoal lhe é favor. Confiamos em sua experiência e seriedade, pois é uma pessoa sensata e de maior idoneidade”, jusitificou o presidente do Conselho de Ética.
 
No funcionamento prático do Conselho de Ética, a Corregedoria é quem recebe todas as demandas e abre ou não o processo ético. “É momento histórico para esta casa. É primeira vez que estamos nos organizando. Estudamos bastante a Resolução [679/2006]: padrão no Brasil e segue similar à São Paulo. Algumas sugestões [de mudanças] vamos fazer em breve.  O Conselho de Ética está pronto, sim, para ouvir a sociedade e tomar as decisões”, sintetizou Leonardo Albuquerque.
 
Além de Doutor Leonardo e Saturnino Masson, também fazem parte da Comissão de ética os deputados Professor Adriano (PSB), Allan Kardec (PT) e Wancley Carvalho (PV). 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet