Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Novo Modal

Wilson apresenta três cenários para sequência do VLT e avisa: “decisão cabe ao governador”

17 Out 2017 - 15:05

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - Ronaldo Pacheco

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Wilson apresenta três cenários para sequência do VLT e avisa: “decisão cabe ao governador”
O secretário de Cidades (Secid), Wilson Santos (PSDB), apresentará nos próximos dias de dois a três cenários para a sequência das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Porém, o gestor da pasta avisou que a “decisão cabe ao governador Pedro Taques (PSDB”. Vale lembrar que o contrato com o Consórcio VLT será rescindido de forma unilateral, após a deflagração da ‘Operação Descarrilho’, que apontou pagamento de propinas na execução do modal.


Leia mais:
Governo instaura processo administrativo para rescindir contrato de R$ 1,4 bilhão do VLT
 
“Infelizmente, o ex-governador Silval Barbosa admitiu ter recebido R$ 18 milhões em propina. Estamos iniciando um novo cenário. Apresentarei nos próximos dias ao governador dois ou três cenários para que ele possa mergulhar neles, estudá-los e tomar a decisão que só cabe a ele. A certeza é que ano que vem os trabalhos serão retomados”, disse o secretário.
 
As obras, segundo o desejo de Wilson Santos, serão retomadas em 2018, já que não há tempo hábil para fazê-lo antes. A principal hipótese é que seja feita uma Parceria Público-Privada (PPP), que permitirá a empresa vencedora administrar o VLT durante certo tempo, que deve variar entre 20 e 30 anos.
 
Pedro Taques disse que, após a decisão jurídica, agora vem a exigência administrativa e, por isso, criou a Comissão Processante com as Secretarias de Estado das Cidades, Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Controladoria Geral do Estado (CGE). “Agora administrativamente temos que resolver isso e a comissão vai resolver. Por isso, solicitamos o rompimento do contrato”, justificou.
 
Outra saída encontrada pela Secretaria de Cidades seria a realização de uma nova licitação pela modalidade RDC [Regime Diferenciado de Contrato]. A Comissão Processante definiu pelo rompimento do contrato 037/2012/Secopa justamente por considerar que, assim, está respeitando o interesse público para evitar maiores prejuízos financeiros para o Tesouro do Estado. Isso porque o contrato se encontra judicialmente suspenso.
 
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) tiveram início em 2012, com previsão de conclusão em março de 2014, três meses antes da Copa do Pantanal Fifa 2014, tendo Cuiabá como uma das sedes – quatro jogos foram realizados na Arena Pantanal José Fragelli. Alegando não ter recebido por parcela considerável do que já havia realizado, o Consórcio VLT paralisou as obras em dezembro de 2014.
 
Após a posse, o governador Pedro Taques determinou auditoria nas obras e no contrato do Consórcio VLT. Constatou-se superfaturamento e falhas pontuais, como a aquisição antecipada das locomotivas e vagões do VLT supostamente por causa de um período de baixa do dólar.
 
Em fins de 2015, por determinação do juiz Ciro Arapiraca, da Seção Judiciária de Mato Grosso, houve a retomada das conversações do governo com o Consórcio VLT, para que as obras pudessem ser concluídas. Após a delação premiada de Silval Barbosa, revelando que houve corrupção, o contrato foi rompido.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet