Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Águas Cuiabá

Nascente na Morada do Ouro receberá 2 mil árvores e contará com espaço para lazer; outros duas serão revitalizadas

Foto: Reprodução/Águas do Futuro

Nascente preservada em Cuiabá.

Nascente preservada em Cuiabá.

Em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) e Prefeitura Municipal, a concessionária Águas Cuiabá, responsável pela distribuição e saneamento de água na Capital, irá restaurar três nascentes espalhadas pela cidade. A região da Morada do Ouro será a primeira beneficiada pela iniciativa, que prevê o plantio de duas mil árvores na região, além de adequação do entorno para o lazer. O trabalho ali deverá ser finalizado até o final deste ano.


Leia mais:
Furtos representam perda de 32% da água encada em Cuiabá; cidade está acima da média nacional

O projeto faz parte da proposta de conscientização adotada pela empresa e conta com o aplicativo “Águas do Futuro”, criado para mapear todas as nascentes de Cuiabá, auxiliando em sua identificação. “Queremos elevar para um patamar mais amplo, da importância do recurso natural para toda a cadeia, não apenas produtiva, mas também de sustentabilidade e de vida das pessoas de cada região”, explicou o presidente da corporação, Gustavo Guimarães.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério Público junto a uma equipe Técnica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “A Águas Cuiabá está vindo somar a este projeto junto com a Prefeitura. Cada marquinha é uma nascente que já foi georeferenciada, aí você entra e clica aqui. Também tem um espaço para pessoas adicionarem informações, ou se souberem de uma nascente nova, acrescentarem”, explica o diretora da empresa em Cuiabá, Luiz Fabbriani.

O diretor de operações do empreendimento, Péricles Weber, reforça que além do plantio das duas mil mudas e beneficiamento de toda a área com lazer e preservação ambiental. “Como ali é uma região que circula muita gente, vai haver uma revitalização do entorno, com pista de caminhada, até pra que o espaço não fique intocável. Ou seja, há a recuperação, mas de maneira que as pessoas possam utilizar e compartilhar”, afirmou.
Encontro entre os executivos e profissionais da imprensa. 

A recuperação das três nascentes contará com recursos do município e de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), além de investimento de quase R$ 1 milhão por parte da Iguá. De acordo com Fabbriani, os outros dois pontos a passarem por revitalização ainda não foram escolhidos, mas deverão ter os trabalhos concluídos antes do fim de 2018. O anuncio foi feito na terça-feira (10), durante encontro realizado pela diretoria da Iguá Saneamento, dona da Águas Cuiabá.

No caso da Morada do Ouro, junto à recuperação haverá um trabalho com as escolas da região para que as instituições perceberem a mudança na nascente e estimularem a atitude entre os alunos. “Não são investimentos apenas em obra, queremos investir também na percepção. É um ponto pra começarmos a mostrar que queremos realmente atuar nessas questões”, afirmaram os executivos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet