Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

SÁBADO

Santa Rosa realiza palestras sobre refluxo para estudantes, graduados na área médica e cirurgiões

Foto: Divulgação/ZFPRESS

Santa Rosa realiza palestras sobre refluxo para estudantes, graduados na área médica e cirurgiões
O refluxo gastroesofágico pode ser uma manifestação fisiológica esporádica em virtude da ingestão de alimentos gordurosos, gasosos ou muito condimentados. Para abordar o tema em Cuiabá, a sexta edição do projeto Gastrinho – um programa voltado para a atualização médica em cirurgia digestiva, com módulos voltados para as áreas do conhecimento em gastroenterologia clínica e cirúrgica, ministrados por especialistas na área – irá receber, neste sábado (21.10), o membro titular da FBG e professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o doutor em medicina (gastroenterologia) Luiz João Abrahão Júnior.


Leia Mais: 
Hospital Santa Rosa alega inadimplência e deixa de atender usuários do plano MT Saúde

Com miniconferência e palestras de alto nível sobre temas atuais, o “Gastrinho” é voltado para estudantes, graduados na área médica e cirurgiões gerais e do aparelho digestivo. Além de estimular a pesquisa e contar com a divulgação de trabalhos acadêmicos, o evento tem como proposta desmistificar a rotina dos profissionais deste segmento ao promover o intercâmbio educacional por meio da aplicação de conceitos, discussão e análise de casos durante a edição.
 
 
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é causada pelo retorno do conteúdo intragástrico do estômago para o esôfago. Essa movimentação é reflexo do mau funcionamento da válvula que divide os dois órgãos – chamada esfíncter inferior. Feito um anel de fibras musculares, ele abre-se para a passagem do alimento até o estômago e fecha-se fortemente para que o ácido que ajuda na digestão não retorne por este caminho. 
 
Com uma maior diversidade de manifestações, o refluxo gastroesofágico é capaz de gerar desde desgaste acelerado do esmalte dentário, mau hálito e sensação de boca amarga até pigarro, tosse seca, engasgo, rouquidão, agravamento de laringite, faringite e pneumonia. Atualmente, uma série de fatores do cotidiano tem contribuído para este quadro – entre eles, está o aumento dos casos de obesidade no mundo.
 
GASTRINHO – Promovido pelo Hospital Santa Rosa – por meio do Programa de Residência Médica Centro de Estudos Dr. Cervantes Caporossi – em conjunto com a Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo (LCAD) da Unic, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Secção Mato Grosso (CBC-MT) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o Gastrinho será realizado no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), com vagas limitadas.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet