Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Problemas

Prefeitura embarga obra de trincheira no trevo para Chapada por falta de adequações dos desvios

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Prefeitura embarga obra de trincheira no trevo para Chapada por falta de adequações dos desvios
A Prefeitura de Cuiabá embargou as obras da trincheira no entroncamento entre as rodovias Helder Candia (MT-010) e Emanuel Pinheiro (MT-251), que ligam Cuiabá a Nossa Senhora da Guia e Chapada dos Guimarães, por falta de adequações nas rotas alternativas. O pedido é para que sejam feitas as adequações necessárias, visando reduzir os transtornos no tráfego. Entre os pedidos está a implantação de um semáforo na avenida República do Líbano.


Leia mais:
Confira como estão rotas de desvios das estradas da Guia e Chapada;fotos e vídeo

Em nota encaminhada à reportagem, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) esclarece que não autorizou as rotas alternativas sugeridas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra), durante as obras da construção da trincheira da MT-010 e MT-251, conhecida como Estrada da Guia, sem que antes o órgão fizesse as adequações necessárias, visando reduzir os transtornos no tráfego.
 
A prefeitura encaminhou um documento à Sinfra onde solicita a pavimentação asfáltica de um trecho, sinalização dos desvios para alertar os motoristas, abertura de canteiro, entre outras medidas de segurança para a população, como a instalação de semáforos na avenida República do Líbano, uma das mais impactadas.

Um dos trechos citados pela Semob é a rota que dá acesso ao Inpe e passa por dentro do bairro Jardim Florianópolis (veja abaixo). O Olhar Direto esteve no local na última segunda-feira (30) e constatou que os trabalhos ainda estão sendo realizados. A pavimentação ainda não tinha sido finalizada e nem as sinalizações horizontais.

 
Por conta do fato, a obra foi embargada. A decisão tomada foi embasada no decreto nº 6212 do dia 02 de janeiro de 2017, assinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), que estipula que “todas as obras, serviços de engenharia e reparos programados nas intervenções destinadas a melhoria da mobilidade urbana e ligadas ao evento Copa do Mundo no Município de Cuiabá deverão ser previamente autorizadas pelo Chefe do Poder Executivo Municipal”.
 
A assessoria de imprensa da Sinfra informou ao Olhar Direto que está tomando conhecimento da situação e irá se posicionar ainda hoje.

Trincheira
 
A nova trincheira, que estará localizada no entroncamento das duas pistas estaduais (MT-251/010), terá 365 metros de comprimento com 7.311 m² no total. Até o momento, foram escavados mais de 30% da futura trincheira. Serão investidos um pouco mais de R$ 20 milhões na obra. Os recursos são do Pró-Turismo, programa ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Obra deve ser entregue no final de 2018.
 
Duplicações
 
Paralelo à obra da trincheira, o Governo de Mato Grosso também está executando a obra de duplicação de 4,9 km da Estrada da Guia. A obra segue em ritmo acelerado, e, neste momento já começa a ser aplicada a primeira camada do asfalto novo e vem sendo realizado os serviços de base e sub-base da pista.
 
A duplicação da Estrada da Guia segue o mesmo conceito da que é executada nos 3,6 km da Estrada da Chapada (MT-251), do entroncamento com a MT-010 (Atacadão) ao trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco). Ou seja, pista duplicada com ciclovia ao centro.
 
Orçada em pouco mais de R$ 30 milhões em recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), a expectativa da Sinfra é concluir a obra da Estrada da Guia até o final de 2018. Já a duplicação da Estrada da Chapada deve ser encerrada em 2017. Nos dois casos, serão duas pistas com três faixas de rolamento com 3,5 metros de largura, ciclovia localizada no canteiro central, e cinco metros de calçada em cada lado da via. 

Atualizada às 12h38. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet