Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PARA OS 300 ANOS

Com capacidade de distribuição dobrada Cuiabá terá água 24h por dia em todos os bairros

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Com capacidade de distribuição dobrada Cuiabá terá água 24h por dia em todos os bairros
Para os 300 anos de Cuiabá, a Águas Cuiabá, da Iguá Saneamento S.A, planeja dobrar a capacidade de distribuição de água na capital, possibilitando que todos os bairros tenham água 24 horas por dia, o que ainda não acontece em todas as regiões. Ao longo de sete anos, 1,4 bi serão investidos em saneamento básico.


Leia mais:
Para os 300 anos de Cuiabá, projeto pretende tratar 100% do esgoto coletado; atualmente apenas 36% é tratado

“Hoje ainda existe uma intermitência na distribuição, que muitas vezes obriga as pessoas a terem um reservatório, uma caixa d’água, mas com as obras novas isto vai ser sanado, 100% de distribuição 24 horas por dia, até os 300 anos”, afirma Luiz Fabriani, diretor da Águas Cuiabá.

Na capital, existem cerca de 182 mil ligação de água, que conseguem atingir toda a população, porém, com interrupção de distribuição em alguns momentos. Com os investimentos para os 300 anos, e para os próximos sete, este problema será resolvido.

“Até 2022 serão investidos 1,2 bi, mas para os 300 anos a gente tem aí 203 milhões, aproximadamente. Existem três sistemas que passarão por uma renovação. Um é o do Ribeirão do Lipa, onde já estamos fazendo as obras, estamos dobrando a capacidade de água lá, mas tem também o do Parque Cuiabá e do Cophema. E estes são três sistemas são muito importantes porque conseguiremos estrategicamente, rebalancear o fornecimento de água para quase 100% das pessoas, 24h por dia. Com as obras nestes três sistemas vamos conseguir garantir o que é a parte mais importante, que é a água. Nada melhor do que você chegar em sua casa e abrir a torneira e ter água”, afirmou Fabriani.

No total, entre os três sistemas, a capacidade de captação será aumentada em 1.000 litros por segundo. Serão criados seis novos reservatórios e a rede será ampliada em aproximadamente 29 km.

 “Para os 300 anos teremos sistemas renovados, aumentando a capacidade de tratamento, com água de qualidade. Vamos redistribuir estrategicamente o sistema de água, dobrando as capacidades. Hoje a ETA do Tijucal não dá conta de fazer toda a distribuição na região, com a do Ribeirão do Lipa vai ser possível fornecer água para uma grande região. Será uma distribuição por queda livre e com isto a do Tijucal não vai mais estar sobrecarregada. A rede já está instalada em Cuiabá, o problema é que elas são velhas”, afirmou o diretor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet