Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mais árvores

Projeto desperta consciência ambiental através do plantio de mudas de árvores

Foto: Divulgação

Projeto desperta consciência ambiental através do plantio de mudas de árvores
Com objetivo despertar a consciência ambiental do cidadão, mudas de árvores como o Oiti, Ipê e Jambo foram plantadas na Escola Municipal de Educação Infantil Santo Antônio, localizada no bairro Jardim das Nações. Os exemplares, vão, na fase adulta, melhorar o ambiente e qualidade do ar na região.

 
De acordo com a assessoria, até março do próximo ano outros pontos como praças, escolas, áreas verdes ou de conservação ambiental, postos de saúde, entre outras, serão inseridas na programação.

Leia Mais: 
Prefeitura de Sinop dobra expediente durante Mutirão Fiscal de Negociação que oferece descontos nos juros e multas

 
A ação faz parte do projeto '+ Árvores, - Calor', desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável (SDS) desde o final do mês de outubro. Conforme explica a secretária Luciane Bertinatto, a unidade educacional foi à primeira, no município, a receber as ações do trabalho.
 
Todas as mudas são provenientes do viveiro montado no Parque Florestal, onde, além da Secretaria de Meio Ambiente, atua o Instituto Ação Verde.
 
Coordenadora da área de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a bióloga Aline Magione explica que o objetivo do projeto é, por meio da arborização, despertar a consciência ambiental do cidadão, chamando-o também para o exercício de zelar pelas mudas recém-plantadas ou que ainda serão.
 
Na Emei Santo Antônio, por exemplo, além das crianças e corpo técnico funcional, os pais foram convocados para o cultivo das plantas. Esta foi à primeira ação de arborização realizada na escola, inaugurada ainda no primeiro semestre pela prefeita Rosana Martinelli (PR).
 
Aline lembra, também, que apesar de o projeto iniciar por uma unidade vinculada à rede municipal de ensino, o '+ Árvores, - Calor' não prevê distinção quanto ao atendimento e destinação de mudas às instituições de ensino das esferas federal,  estadual ou particular. Basta, contudo, realizar a solicitação. "Quem quiser pode estar agendando conosco", explica a bióloga.
 
Benefícios da arborização
 
De acordo com a secretária, as plantas transformam o gás carbônico do ar em oxigênio através da fotossíntese; contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão diminuindo o calor através da evapotranspiração das folhas e do sombreamento; proporcionam alimento e refúgio para a fauna urbana, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.
 
Outros benefícios estão na redução dos níveis de poluição através da fixação de poeira e de gases tóxicos; diminuição da velocidade dos ventos; e, também, na diminuição de ruídos; aumento nas opções de lazer em parques, praças e jardins; embelezamento das cidades.
 
Plantio

 Algumas dicas  interessado em realizar o plantio de mudas: 
 
Utilizar mudas saudáveis;
A muda dever ter altura mínima de 1,80m;
Covas com dimensões mínimas de 50cm x 50cm x 50 cm;
Fertilizar a cova com adubo orgânico ou químico;
Após o plantio fixar a muda a um tutor;
Aguar a muda nos primeiros dias e no período de seca.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet