Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

VG Verde

Aplicativo proporciona que moradores solicitem plantio de mudas de árvores em residências

Foto: Divulgação/Prefeitura de Várzea Grande

Aplicativo proporciona que moradores solicitem plantio de mudas de árvores em residências
Com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população várzea-grandense, a prefeitura por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, lançou aplicativo eletrônico para tablets e smartphones 'VG Verde'. O app totalmente gratuito disponibiliza ao solicitante pedir para que uma árvore seja plantada no endereço de sua preferência. A novidade foi lançada no dia Dia da Árvore, comemorado no último dia 21 de setembro.


Leia Mais: 
Lucimar diz se preocupar com população de Várzea Grande em caso de perda de mandato

Segundo informações da assessoria, o aplicativo está com pouco mais de 40 dias em funcionamento. Neste período 44 plantios de mudas foram solicitados, quase um pedido por dia até a data. Desses 44, 24 mudas já foram plantadas com acompanhamento do solicitante. Nas últimas semanas, foram contempladas áreas verdes localizadas no Parque Paiaguás, na Passagem da Conceição e na Cohab Canelas.

A ferramenta eletrônica está dando continuidade e intensificando projeto municipal que prevê que áreas recém-urbanizadas pelo Município, como no Grande Parque Lago, região que foi a primeira a registrar a conclusão das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que levaram redes de abastecimento de água, saneamento básico e asfalto. Nos cinco bairros beneficiados, as ruas asfaltadas ganharam investimentos dos moradores que construíram calçadas e agora investem em paisagismo, por meio do plantio de mudas.

Somente nessa região outras 153 mudas já foram plantadas, a maior parte em atendimento à demanda da própria população local. Além dos bairros beneficiados pelo PAC como Altos do Boa Vista, Jardim das Oliveiras, Jardim Ipanema, Parque São João e Parque Dom Diego, a ação se estendeu à região do Parque Flor do Ipê, no Carrapicho, incluindo também o Planalto Beira Rio, no Engordador e no Parque Ecológico Tanque do Fancho.

"Baixando o aplicativo e solicitando o plantio de uma árvore em um lugar onde o morador escolher, estamos concretizando um trabalho mais eficaz e também deixando os bairros mais verdes, floridos e limpos. O aplicativo ao ser baixado de forma gratuita, e uma ferramenta de gestão, que auxilia a secretaria do Meio Ambiente a executar esta tarefa de forma ordenada e com o consentimento do morador, ao mesmo tempo cumprindo a meta de tornar Várzea Grande uma cidade mais arborizada", observa a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira.

A secretária lembra de uma importante etapa da construção de uma cidade mais verde, "é fundamental que haja conscientização em relação à conservação desse novo ambiente em construção, e novamente, poder público, parceiros e sociedade, devem estar juntos, pois as mudas são fornecidas pelo Instituto Verde e pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). O Município realiza o plantio e o morador cuida da árvore plantada. Essa união favorece na melhoria da qualidade de vida da população".

COMO PARTICIPAR – O aplicativo pode ser baixado no aparelho móvel (tabletes ou celulares). Depois de concluído o processo de download, basta abrir o aplicativo e criar uma conta e endereço em Várzea Grande. As solicitações de plantios serão atendidas com 10 dias úteis após a confirmação do local.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet