Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Expobonja

Investigação de explosão em festa de rodeio que deixou dois mortos aponta negligência

Foto: Reprodução / Tv Querência

Investigação de explosão em festa de rodeio que deixou dois mortos aponta negligência
A investigação que apura a explosão de um rojão na 6ª edição do Rodeio de Bom Jesus do Araguaia, da Expobonja 2017, que matou duas pessoas e deixou várias feridas no último dia 30 de setembro, já está em sua fase final. O delegado de Bom Jesus do Araguaia, Michel Paes, responsável pelo inquérito, afirmou que só aguardam a entrega da documentação pela empresa e pelo poder público contratante, nesta semana, para especificar a culpa de cada envolvido.


Leia mais:
Polícia investiga três mortes na Expobonja e responsáveis podem responder por homicídio

“A investigação já está quase na fase final de conclusão. A princípio estamos aguardando uma documentação da prefeitura com relação à responsabilidade pela licitação da empresa, dos fogos, também estamos requisitando que a empresa forneça os documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, e pelo manual do Exército”, afirmou Paes.

De acordo com o delegado, a empresa não seguiu os parâmetros legais necessários. O Corpo de Bombeiros já havia afirmado que a organização da festa possuía um alvará e que tinham tudo regularizado, no entanto, não possuíam autorização para soltar fogos no evento.

“Existe uma portaria nº 08/2016, do Corpo de Bombeiros de MT, que traz normas técnicas para a realização destes eventos, e ela faz menção também a um manual do exército R-105. Esta normativa exige todo um credenciamento da pessoa responsável pela concepção, realização e proteção. Pelo que a gente apurou não seguiram a portaria, não foram tomadas medidas de proteção como o manual e a portaria exigem”, disse o delegado.

De acordo com o delegado, ainda nesta semana devem ser entregues os documentos pelas partes envolvidas para apontar exatamente quais as pessoas, que de alguma forma agiram com negligência e têm culpa pelo incidente. O laudo da perícia também deve ser entregue esta semana.

“A responsabilidade é pessoal, não só dos envolvidos da empresa, mas do poder público contratante, caso não tenha tomado as medidas legais devidas, como a exigência que a contratada esteja regulamentada e credenciada nos órgãos responsáveis”, disse Paes.

O delegado afirmou que foram apontadas na investigação a negligência e imprudência. Os responsáveis poderão responder por dois casos de homicídio culposo, o que pode levar a prisão, e por diversos casos de lesão corporal. No entanto, ele diz que as vítimas das lesões devem fazer uma representação para que as partes possam ser punidas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet