Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fiscalização

Em menos de 11 meses, quase 344 mil multas foram aplicadas em Cuiabá e secretário destaca redução

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Em menos de 11 meses, quase 344 mil multas foram aplicadas em Cuiabá e secretário destaca redução
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) registrou quase 344 mil multas aplicadas de 1º de janeiro de 2017 até o dia 09 de novembro deste ano. O gestor da pasta, Antenor Figueiredo, destacou a redução nos números e destacou que “a intenção da secretaria não é arrecadar. Queremos criar a indústria da vida e não da multa”.


Leia mais:
Justiça Federal nega pedido de vereador para anular multas de radares da avenida Miguel Sutil
 
Segundo os dados obtidos pelo Olhar Direto, até o dia 9 de novembro deste ano foram aplicadas 343.468 multas em Cuiabá. O levantamento ainda mostra que 177.829 delas foram por excesso de velocidade. Deste total, apenas 636 foram confeccionadas manualmente e 48.765 foram emitidas através do talonário eletrônico.
 
Em entrevista à reportagem, o secretário Antenor Figueiredo comemorou a redução no número de multas: “Diminuiu muito o número de multas. Quando o prefeito assumiu, determinou que fizéssemos campanhas educativas. Quando investimentos nesta educação, teve a redução”.
 
Antenor ainda acrescentou que “os equipamentos também estão multando menos motoristas, está começando a mudar a cabeça dos nossos condutores. Quero que estes números cheguem a zero. Nossa intenção não é arrecadar. Se fosse, contrataria mais 500 agentes e não me preocupava. Eu quero preservar a vida, fazer a indústria da vida”.
 
Entre janeiro e julho de 2017, Cuiabá arrecadou R$ 7,5 milhões em multas de trânsito. Também neste mesmo período, houve mais de 50% de redução. Nos seis primeiros meses, foram 233 mil multas, no mesmo período do ano passado, haviam sido registradas 567 mil notificações.
 
Também de janeiro a julho, foram arrecadas aproximadamente R$ 7,5 milhões, incluindo os repasses do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As multas incluem infrações de toda natureza como, avanço de semáforos, estacionamentos irregulares, falta do cinto de segurança, manusear o celular, dirigir embriagado, entre outros.
 
Os radares começaram a ser instalados em 2014, nas principais avenidas e ruas da capital mato-grossense. A instalação dos aparelhos faz parte de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre a prefeitura e o Ministério Público do estado (MPE) em julho de 2011. O objetivo é diminuir o número de acidentes de trânsito, um dos principais motivos de internação no Pronto-Socorro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet