Olhar Direto

Domingo, 19 de novembro de 2017

Notícias / Política MT

Ganha Tempo de Várzea Grande faz campanha para prevenção do câncer de próstata

Da Redação - Ronaldo Pacheco

09 Nov 2017 - 09:41

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Ganha Tempo de Várzea Grande faz campanha para prevenção do câncer de próstata
 
A unidade do Ganha Tempo de Várzea Grande realiza todas as sextas-feiras a campanha “Novembro Azul”, destinada à conscientização dirigida em especial aos homens a respeito de doenças masculinas, principalmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Monica Camolezi, ressalta a importância da campanha.
 
“O grande objetivo da campanha Novembro Azul é informar a sociedade sobre o quanto o câncer de próstata é um problema de saúde pública no Brasil. Este é o segundo tipo da doença mais incidente nos homens brasileiros”, argumentou ela.

Leia Mais:
- Governo Taques faz repasse emergencial de R$ 50 milhões para a saúde dos municípios

- Emanuel Pinheiro diz que acordo com governo evita crise e que projeto para licitação de PSM está pronto
 
“A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. São pais de família que têm a sua história interrompida devido a demora em descobrir a doença e iniciar o tratamento”, justificou Mônica Camolezi.
 
Dados do último levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, para 2016/2017, são estimados 61.200 novos casos de câncer de próstata, que é um dos mais comuns entre os homens. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, atrás apenas do câncer de pulmão e o câncer colorretal.
 
O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados não morre por causa dela. Em alusão ao Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata, a unidade do Ganha Tempo de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, prestará serviços gratuitos para a população várzea-grandense. As ações serão realizadas todas as sextas-feiras do mês de novembro, a partir das 13h.
 
 
Os serviços de saúde que serão oferecidos na unidade são: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações de saúde do homem (Câncer de próstata entre outras doenças), panfletagem e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Novembro Azul
 
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação.
 
Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes símbolo da campanha, onde são debatidas, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.
 
Serviço:
 
O Ganha Tempo de Várzea Grande está localizado no Várzea Grande Shopping, Av. Presidente Artur Bernardes, 43 - Centro Sul.
 
O atendimento ao público do Ganha Tempo – Várzea Grande, é das 10h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira conforme Portaria nº 160/2016/SETAS.
 
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet