Olhar Direto

Domingo, 19 de novembro de 2017

Notícias / Política MT

Fávaro firma acordo com servidores e Detran retoma atividades nesta sexta-feira

Da Reportagem Local - Fabiana Mendes / Da Redação - Érika Oliveira

09 Nov 2017 - 16:54

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Fávaro firma acordo com servidores e Detran retoma atividades nesta sexta-feira
Quase dois meses após ter sido deflagrada, chega ao fim nesta quinta-feira (09) uma das greves mais polêmicas da história do Detran de Mato Grosso. Marcada por acusações entre sindicato e Governo, e por um episódio que culminou na prisão de três servidores, o movimento grevista perdeu a força depois que o Tribunal de Justiça (TJ) autorizou o que o Governo do Estado corte ponto dos servidores do órgão e fixou multa diária no valor de R$ 50 mil.

Leia mais:
ALMT elabora decreto para suspender multas e apreensão de veículos durante greve do Detran

“Nós decidimos pelo retorno das atividades a partir de amanhã. Essa decisão foi resultado por parte de um atendimento do governador em exercício, Carlos Fávaro, na última terça-feira, em que o Governo assumiu o compromisso com o sindicato em conceder o reajusta salarial da categoria no ano de 2019”, declarou a presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran-MT), Daiane Renner.

A greve começou no dia 11 de setembro, mas de acordo com Renner as negociações já se estendiam há mais de oito meses. No último dia 25, representantes do Sinetran chegaram a se reunir com o Governo, no entanto, o Estado não apresentou nenhuma proposta e os trabalhadores decidiram continuar com o movimento de greve.

Na semana passada, a pedido do governador Pedro Taques (PSDB), o TJ autorizou o corte do ponto dos servidores e fixou uma multa diária no valor de R$ 50 mil caso a greve continuasse. Todavia, o Sindicato decidiu continuar com o movimento grevista.

“A PEC [do Teto de Gastos] proibia a revisão da nossa tabela salarial pelos próximos dez anos, então foi esse impedimento que nós conseguimos retirar, em relação ao compromisso que foi firmado com o Governo”, explicou Renner. Conforme a presidente do Sinetran, todos os serviços devem ser normalizados a partir das 12h desta sexta-feira.
 

 

19 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Celso
    10 Nov 2017 às 12:45

    TO DE OLHO, concordo contigo!!!

  • Pede Pra Sair
    10 Nov 2017 às 07:30

    Deram um tiro no pé e ainda querem sair por cima da carne seca. Se o Governo quisesse negociar mesmo teria feito uma Lei com efeitos em 2019... aceitaram essa promessa pq tava feio, sem salário na conta, aprovaram uma greve só com os pau rodados que seguem esse sindicato sem representação e fajuto, golpistas que usaram de manobra suja pra ganhar a eleição!!!! Detran tinha tudo pra ser um órgão respeitado, mas por conta desses comunistas só tem degradado a imagem do órgão!!! E a mamata deve ser muito boa pois não querem largar o osso, basta ver a piada que é a prestação de contas, até supostos empréstimos pra outros sindicatos tem, bancando viagens para quem nem é filiado e sem qualquer justificativa dentre outras bizarrices e afronta com o dinheiro dos contribuintes!!!

  • Nadou, nadou, ..., e morreu na praia!
    10 Nov 2017 às 02:29

    Se me lembro bem, o sindicato desses servidores começou essa greve para aumentar o salário dos servidores... Mas, espera, veremos se entendi bem... Não conseguiram nada de aumento? Foram 60 longos e desgastantes dias de greve com corte de ponto desde os primeiros dias de greve, que resultaram até numa rifa de uma motocicleta por parte do sindicato para ajudar os mais prejudicados com o corte de ponto, pelo que fiquei sabendo de um amigo que trabalha lá levaram inúmeros chás-de-cadeira do governo, o que demonstrou a pouca preocupação do governador com a greve do Detran, para reuniões que, quando ocorreram, foram totalmente sem resultados radicalizaram a greve fazendo piquetes em frente a Casa Civil, que resultou em porrada e spray de pimenta na cara de servidores, além de prisões e humilhações públicas passaram 60 dias sabendo que com essa greve só aumentava a repulsa da sociedade contra os servidores do Detran, tidos como "vagabundos que só sabem fazer greve para não trabalhar"... Enfim, tudo isso para o quê? Para terminar a greve por propositura da atual diretoria do sindicato, conforme noticiado em outro site: 1. sem ter garantia real da devolução do ponto dos servidores (tiveram apenas uma promessa do VICE-governador, que é de direita, conservador, de “levar a discussão”

  • Lucas lima
    09 Nov 2017 às 23:18

    Foram ENGANADOS kkkkkkkkkkkkk e logo pelo Fávaro que menospreza servidor público e até já disse servidor não define eleição. Trouxas demais

  • gilberto
    09 Nov 2017 às 22:29

    Resumindo ficaram 6o dias parado pra nada receberam em troca a promessa de que em 2019 receberão o reajuste e acreditaram! Mais uma greve irresponsável e mal planejada que conseguiu apenas criar transtornos aos usuários! se não tem cacife amparo ou coragem pra bancar um movimento de sucesso não o comecem sob pena de saírem desmoralizados!

  • FELICIDADE ALMEIDA QUEIROZ
    09 Nov 2017 às 22:17

    Carta aberta da Fenabrave esta dando um recado ao governador para que privatize os serviços de vistoria veicular tendo em vista que a siciedade foi muito prejudicada

  • FELICIDADE ALMEIDA QUEIROZ
    09 Nov 2017 às 22:12

    Não vi nenhum progresso que possa ter tido com essa greve, aumento para 2019, sociedade em prejuízo, há rumores solicitando privatização isso é ganho. E essa de o vice ter feito acordo e posto fim a greve isso já foi armação entre o governo e o vice (combinação)

  • Ze ruela
    09 Nov 2017 às 19:34

    Kkkkkkkkkkk! Acho que tomaram até!Na próxima com este radicalismo todo e melhor virar HOMEM BOMBA!! (Pronto falei)

  • TO DE OLHO
    09 Nov 2017 às 19:21

    O Sindicato dos servidores do DETRAN acabou. A presidente do sindicato e seus assessores da diretoria, conduziram a maior falácia da estória da categoria na assembleia de hoje. Ao iniciar a assembleia dizendo que conseguiram uma grande vitoria! Naquele momento todos acreditavam em uma proposta boa, uma nova tabela, mas no fim a grande vitoria foi ABSOLUTAMENTE NADA! SIM! Nao conseguiram nada! E ainda tiveram a cara de pau de se apropriar da vitória alheia … Isso porque a redução da PEC de 10 para 5 anos já tinha sido divulgado pelo governo ha semanas e nada tem com a greve do DETRAN e sim com ameaça de greve geral feita pelo fórum sindical. Na assembleia teve todo tipo de bizarrice – Plateia ajustada para aplaudir qualquer bobagem dita pelo diretores, membro da diretoria chorando com a superproposta de ZERO PORCENTO de correção na tabela salarial, uma velha surtada convenientemente preparada para urrar e gritar quando qualquer argumento contrário a diretoria fosse proferida, ausência completa da oposição que preferiu ficar escondidos em grupos de whats. Restou ao SINETRAN aproveitar a ausencia do Taques, para mendigar os pontos cortados porque a dignidades dos servidores do DETRAN foi jogada no lixo. FIIIIIIIRRRRRMMMMMMEEEEESSSSSS!!!!!!

  • Justo
    09 Nov 2017 às 18:46

    Primeiro essa sem fundamento no momento que o país está em crise com milhões de desempregados, segundo tudo isso foi feito com autorização do titular Pedro Taques, essa greve tinha políticos por trás para prejudicar o governador Taques.

Sitevip Internet