Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Tecnologia

Semáforos inteligentes prometem desafogar trânsito e 30 serão instalados na 1ª etapa; saiba locais

Foto: Reprodução/Ilustração

Semáforos inteligentes prometem desafogar trânsito e 30 serão instalados na 1ª etapa;  saiba locais
Cuiabá deverá receber, até o dia 15 de dezembro, a instalação de 30 semáforos inteligentes em suas principais vias. O novo conjunto de equipamentos promete ajudar a desafogar o trânsito na capital mato-grossense. A avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), que possui grande tráfego de veículos é uma das que serão contempladas. Ao todo, o orçamento para investimento da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é de R$ 15 milhões, o que não significa que todo este montante será utilizado.


Leia mais:
Prefeitura deve instalar semáforos 'inteligentes' que abrem de acordo com o trânsito em Cuiabá
 
“Neste primeiro momento serão 30 conjuntos semafóricos instalados na região central de Cuiabá. Estes locais já estão demarcados, a empresa iniciou os estudos e toda a preparação. O maior corredor que será contemplado com estes equipamentos é a Historiador Rubens de Mendonça (CPA), depois devemos seguir para as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas”, disse o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, em entrevista ao Olhar Direto.
 
Além disto, a Semob terá mais três opções em aberto para a instalação destes equipamentos. Uma delas deve ser a rotatória da Ponte Sérgio Motta, localizada na avenida Beira Rio: “Estes semáforos são adaptativos. Ele pode ser transferido para qualquer lugar, ser programado para todo tipo de situação. Quando for construído o viaduto na avenida, posso tirar ele [semáforo] de lá e mandar para outro ponto”, comenta o secretário.
 
“Além disto, estes semáforos terão nobreaks, para não sofrer quedas de energia. Este é um dos problemas sérios de Cuiabá. Choveu, os sinais desligam.  Temos que acabar com isto, as nossas instalação são precárias. Essa mudança no parque semafórico será de muita valia. Sou de Cuiabá, amo essa cidade, se existe tecnologia muito boa funcionando em outros lugares, porque não pode ser instalado aqui?”, indaga Antenor.
 
Antenor ainda explica que a tecnologia tem de ser uma aliada para melhorar o trânsito, principalmente de Cuiabá, onde a possibilidade de aumenta a malha viária é muito difícil: “Temos uma cidade histórica, como que você vai aumentar a Fernando Corrêa, por exemplo. Como vai alargar estas ruas. Por isso estamos investindo em tecnologia”.
 
Os semáforos inteligentes “abrem onde o trânsito está mais tumultuado, através do laço virtual, onde ele foca e ‘entende’ que aquele sentido está precisando ser liberado. Teremos um equipamento de primeira linha instalado em Cuiabá”, explicou o secretário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet