Olhar Direto

Domingo, 19 de novembro de 2017

Notícias / Cidades

Primeiro dia após greve do Detran é marcado por filas e confusão; órgão ampliará horários; veja vídeo

Da Redação - Vinicius Mendes/Fabiana Mendes

10 Nov 2017 - 14:46

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Primeiro dia após greve do Detran é marcado por filas e confusão; órgão ampliará horários;  veja vídeo
O  primeiro dia, após quase dois meses de greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foi marcado por tumulto e longas filas de pessoas aguardando por atendimento. Em contato com assessoria do órgão, devido ao acúmulo na demanda, a partir da próxima segunda-feira (13), os atendimentos irão começar às 9h e terminar às 17h. A alteração deverá permanecer até que a procura nos atendimentos diários volte à normalidade. 

Leia mais:
Fávaro firma acordo com servidores e Detran retoma atividades nesta sexta-feira

Conforme a assessoria, anterior a greve, cerca de 600 pessoas eram atendidas por dia. Durante os 59 dias de paralisação, apenas alguns serviços foram realizados e 200 atendimentos estavam sendo realizados. 

Uma das pessoas irritadas com a demora trata-se de Iva Tenório, 65 anos, contou ao Olhar Direto que veio ao Detran renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pegou a senha preferencial, mas não sabe que horas deverá ser atendida.  “Estou enfrentando filas e passando transtornos. Peguei uma senha preferencial numero 77 e não sei em que horas vou sair daqui”, protestou Iva Tenório, que desmarcou exames médicos para ir à sede do Detran.
 
A servidora do Poder Judiciário de Mato Grosso Bernadete Borges, 49 anos, expôs que teve prejuízos financeiros com a greve. “Nesse período [de greve do Detran] tive prejuízo de financeiro e de qualidade de vida. Fui obrigada a gastar com Van [intermunicipal] para percorrer os municípios”, observou Bernadete Borges, que veio até o Detran renovar a CNH.
 
O universitário, Paulo César Nascimento, 27 anos, universitário, chegou antes mesmo dos atendimentos começaram e após dois meses, finalmente ele pode pegar uma senha para tentar transferir a documentação de seu veículo. “Estou tentando resolver situação da transferência do meu carro desde setembro. O Detran de Santa Catarina mandou o documento há semanas e até hoje não consegui regularizar em Mato Grosso. Perdi negócios certos, no veículo”, lamentou .
 
O diretor de Habilitação do Detran, Fernando Martins Lopes, sugeriu que os usuários se familiarizem com o site do Detran para requere segunda via de CNH, troca da habilitação provisória para  definitiva e a PID (habilitação internacional). 

A greve 

A greve foi iniciada no último dia 11 de setembro e durou quase dois meses. O Governo não apresentava nenhuma proposta e os servidores protestavam. No último dia 31, durante um protesto dos trabalhadores, a Polícia Militar acabou agredindo e prendendo três dos protestantes. O caso teve muita repercussão na mídia e o governador Pedro Taques disse que não houve excesso por parte da PM.

Nesta semana o então governador em exercício, Carlos Fávaro, firmou um acordo com os servidores, que decidiram pelo fim da greve. Todos os serviços devem ser normalizados a partir das 12h desta sexta-feira (10).

(Colaborou Rogério Florentino)

 

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fernando
    11 Nov 2017 às 09:32

    O povo tem que se familiarizar com o site do detran, só assim , mais da metade desses inconsequentes serão despedidos o caminho é a privatização..

  • Imposto pago retorno zero
    11 Nov 2017 às 08:41

    MAS ISSO JÁ ERA PREVISTO O TRABALHADOR TEM MAIS O QUE FAZER DO QUE FICAR 5 HORAS NA FILA ,BRINCADEIRA COM A CARA DO TRABALHADOR ESSE DETRAN E ESSE DESGOVERNO COLOCA ORDEM NESSA BADERNA LOGO

  • Filipe
    11 Nov 2017 às 07:55

    Se percebe claramente que os funcionários do Detran acham que o mundo gira em torno deles, do jeito que comentam aqui nem parece que o povo é o patrão deles. Fazem greve todos os anos por meses, chega a ser absurdo, seguram toda uma demanda e na hora que voltam das férias (greve forçada) reclamam das condições de trabalho. E detalhe, se a gestão fosse modernizada e com o uso da tecnologia 90% do que se faz hoje no Detran não precisaria ser feito lá presencialmente, poderia ser feito online. Tá na hora de alguém dar uma basta nisso aí, se inspirem na receita federal. E coloquem esse povo pra trabalhar de verdade em outros órgãos.

  • Lucas
    10 Nov 2017 às 18:00

    Não há legalidade e nem acordo com essa atitude dos gestores DETRAN. Os servidores devem cumprir o expediente normal das 12h às 18h. Se os diretores quiserem, eles que atendam a partir das 9h sozinhos.

  • joao do pedegral
    10 Nov 2017 às 15:31

    Falta de respeito com a população, somente o consumidor que paga.

Sitevip Internet