Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

DECRETO 4.605

Presidente da AMM declara apoio às medidas adotadas por Emanuel Pinheiro na Saúde

Foto: Luiz Alves/Secom-Cuiabá

Presidente da AMM declara apoio às medidas adotadas por Emanuel Pinheiro na Saúde
Logo após decretar uma série de medidas emergências para desafogar o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) se reuniu com o presidente da Associação Mato-grossense do Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), que classificou a atitude do peemedebista como “louvável”. Enquanto Emanuel anunciava o decreto, Neurilan debatia com prefeitos do interior saídas para a crise na saúde do Estado.


Leia mais:
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de cirurgias eletivas para desafogar leitos do Pronto-Socorro

“Evidentemente apoiamos esse decreto e discutimos ele com mais um grupo de prefeitos. A própria presidente do COSEMS, que representa os secretários municipais de Saúde de todo Mato Grosso, também tem esse entendimento e apoia declaradamente. De fato, compreendemos que um paciente que está no hospital esperando a cirurgia e que possa, sem nenhum risco, aguardar em sua casa, é melhor fazer isso do que deixá-lo numa maca ou cadeira de fio no corredor, em uma situação desumana”, declarou Neurilan.

Entre as medidas adotadas por Emanuel, está a ordem para que pacientes de cidades do interior do Estado que estiverem internados no Pronto-Socorro sejam redirecionados a seus respectivos municípios. Além disso, o decreto nº 4.605, que instituiu a criação de um Comitê de Crise, determinou também que parte dos pacientes sejam encaminhados para o Hospital São Benedito e para os hospitais que atendem por meio da rede de filantropia na Capital. As medidas passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (13).

Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT), Silvia Regina, lembrou que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá vem sofrendo com a superlotação e que, em muitos casos, os pacientes do interior terem que usar as macas das próprias ambulâncias para repouso. Para ela, o prefeito Emanuel Pinheiro está fazendo aquilo que o Estado já deveria ter feito.

“Se não fosse o prefeito, nós não saberíamos mais o que fazer. Não temos mais lugar para colocar os nossos pacientes. Ele está tendo um olhar cuidadoso para aqueles pacientes que correm risco de morte. Fico emocionada em ver essa preocupação com um todo e não somente com o território de Cuiabá e da Baixada. Temos que reconhecer nesse momento o que Cuiabá está fazendo. Alguém tinha de ter uma atitude e o prefeito tomou essa decisão, que nesse exato momento não teria outra para ser tomada”, avaliou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet