Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

PARCERIA COM MPE

Conselhos tutelares recebem veículos para auxiliar atendimentos nas extremidade de Cuiabá

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cuiabá

Conselhos tutelares recebem veículos para auxiliar atendimentos nas extremidade de Cuiabá
Com uma média de atendimentos equivalente a cinco mil pessoas por mês e entre 40 e 60 mil por ano, os conselheiros tutelares que percorrem toda a Capital, inclusive a zona rural, como o Distrito de Aguaçu terão um auxílio.


Dois carros e duas motos foram doados para os conselhos tutelares de Cuiabá pelo Ministério Público do Estado. Com isso, o cuidado e amparo serão levados até as regiões mais longínquas da capital.
 
Leia Mais: 
Estudante de 13 anos sai de casa para visitar amiga e desaparece; conselho tutelar é acionado

Os veículos são fruto de uma parceria firmado entre a Prefeitura de Cuiabá e a instituição, que observaram a necessidade dos profissionais no aprimoramento de seu atendimento.

O investimento feito pelo MPE com as doações representa o trabalho já desempenhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, conforme pontuou o titular da pasta, Wilton Coelho. De acordo com o gestor, a premissa fundamental do trabalho desempenhado por sua equipe é enraizado na construção de uma rede de proteção às famílias e indivíduos que se encontram em qualquer tipo de contexto de vulnerabilidade.

“Nós estamos aqui justamente para servir a população cuiabana, centralizando nossos esforços em todos aqueles que são indefesos perante a sociedade, que não possuem qualquer tipo de amparo familiar ou padecem em circunstâncias de extrema delicadeza, seja abandono, agressão ou qualquer outro contexto de natureza semelhante. E estes sete veículos serão fundamentais para permitir que os conselheiros tutelares alcancem um número superior de crianças e adolescentes. Aliado a isso, a Prefeitura – sob uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro – tem trabalhado constantemente para oferecer condições adequadas a estes conselheiros e já estamos viabilizando um processo seletivo que será mais um investimento no corpo de servidores, para aprimorar este trabalho que é tão fundamental para a cidade”, afirmou o gestor.
 
Com veículos em ótimo estado de conservação e revisados, mas que já não possuíam utilidade para o MPE, a doação foi o instrumento tomado para garantir o bom uso da vida útil restante dos carros e das motos, à medida que soluciona uma dificuldade enfrentada pelos conselheiros.

“Ao invés de levarmos esta pequena frota para leilão, chegamos à conclusão de que o melhor usufruto destes veículos seria colocando-os à disposição da população. As comunidades cuiabanas serão muito mais beneficiadas dessa forma, considerando que eles serão novas ferramentas na descentralização do atendimento a toda criança e adolescente que necessita do amparo destes profissionais. É gratificante poder contribuir para a proteção da infância e da juventude, com a certeza de que vidas serão impactadas”, revelou procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Mauro Curvo.
Os novos meios de locomoção serão fortes aliados nesta logística diária dos servidores, conforme pontuou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jader José Martins Morais.

“É muito importante poder contar com este novo acréscimo em nosso trabalho, pois enfrentamos longas distâncias e trajetos complicados para atender aquela criança ou adolescente que se encontra em estado de vulnerabilidade. Frequentemente vamos aos bairros mais longínquos e agora que teremos uma frota maior, poderemos administrar estes veículos conforme a necessidade e a região que precisa ser atendida”, disse.

Trabalhar de maneira conjunta para promover melhorias dessa natureza é um dos fundamentos do MPE. De acordo com procurador de Justiça, Paulo Prado, o órgão de controle sempre estará à disposição para contribuir com sua expertise e recursos, de maneira que eles resultem em impactos positivos para a sociedade.

“Nós estamos aqui para pensarmos juntos em formas de melhorar a vida do cidadão. Recentemente entregamos mais de 15 computadores e móveis em perfeito estado de uso para os conselhos tutelares e continuamos trabalhando para viabilizar novas ferramentas que possam ser doadas a esses servidores. Compreendemos a dimensão do trabalho que desenvolvem e sempre seremos parceiros para ajuda-los a continuar esta missão”, concluiu. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet