Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pronto-socorro

Prefeito atualiza decreto, determina medidas para garantir atendimento no PS e define plano de ação

Foto: Gustavo Duarte/Secom Cuiabá

Prefeito atualiza decreto, determina medidas para garantir atendimento no PS e define plano de ação
O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta sexta-feira (17) uma atualização do decreto assinado na semana passada para acabar com a superlotação do pronto-socorro de Cuiabá. De acordo com a prefeitura, as novas medidas irão garantir o atendimento seguro e apropriado dos pacientes na unidade de saúde, além do retorno daqueles que não apresentam um quadro clínico grave.


Leia mais
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de cirurgias eletivas para desafogar leitos do Pronto-Socorro.


Com o novo decreto, também foram nomeados os membros do Comitê Emergencial de Gerenciamento, que além do prefeito também conta com a secretaria Municipal de Saúde, Elizeth Araújo e os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal de Cuiabá, Secretaria Estadual de Saúde e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

O documento que foi publicado ontem no Diário Oficial de Contas estabelece ainda que, no prazo de até 90 dias, a ocupação de 100% dos leitos SUS conveniados com as instituições hospitalares e a Secretaria Municipal de Saúde, serão priorizados aos pacientes internados no Pronto Socorro de Cuiabá, regulados através da Central de Regulação de Urgência e Emergência, ainda que haja o adimplemento da dívida do Estado de Mato Grosso para com o município de Cuiabá.

O prefeito também determinou dentro de 30 dias, que a diretoria de atenção básica irá apresentar um plano de ação para ampliação da oferta de procedimentos médicos assistenciais, visando reduzir os encaminhamentos de pacientes para as Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro. A diretoria de Atenção Básica também deverá, dentro de 180 dias, apresentar o plano de expansão, contemplando a implantação de 50 equipes de saúde da família.

Para o chefe do executivo municipal, as posturas visam certificar que cada complexidade receba o devido atendimento com rigor e critério e não como tem sido feito ao longo dos últimos anos.

"Chega de pacientes largados nos corredores do hospital. Não é assim que nossa população merece ser recepcionada. Não é esse serviço que os habitantes do interior vêm buscar. Todos ali presentes no PS querem saúde, querem estabilidade e merecem ser tratados com integridade. Nesta atual conjuntura, ninguém está recebendo a atenção devida e todos acabam padecendo na incerteza da cura. Vamos devolver a dignidade ao Pronto Socorro, vamos garantir uma qualidade no trabalho feito ao cidadão enfermo. São medidas duras, mas que genuinamente colocam o dedo na ferida e promovem soluções eficazes e genuínas", concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet