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Sexta-feira, 19 de abril de 2024

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Congestionamento

Interdições na trincheira do Santa Rosa provocam filas e continuarão até março de 2018; fotos e vídeo

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Interdições na trincheira do Santa Rosa provocam filas e continuarão até março de 2018;  fotos e vídeo
Quem passa pela trincheira do Santa Rosa, localizada na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, durante o horário de pico, já teve de colocar a sua paciência à prova nos últimos dias. E o exercício de calma terá que continuar até março de 2018, isso porque o estreitamento de pista do local deverá seguir até o fim dos trabalhos. Diversos motoristas já reclamaram das grandes filas que tem se formado na via.


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A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Cidades (Secid) informou que o estreitamento das pistas da trincheira do Santa Rosa irá se estender até março de 2018, quando está prevista a entrega do projeto. As vias que terão o trânsito impedido serão intercaladas, para tentar minimizar os impactos à população.


 
No horário de pico, o congestionamento registrado é muito grande. Isso porque a velocidade máxima permitida no local é de 20 quilômetros por hora, há diversos cones e sinalizações para alertar os condutores e também foi colocado um quebra-molas, para evitar que a velocidade de segurança seja ultrapassada.
 
Conforme explica o secretário adjunto de Obras da Baixada Cuiabana da Secid-MT, Josemar Araújo Sobrinho, todo trabalho será feito minunciosamente para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pela via. “Foram realizados estudos pela nossa equipe de engenharia de trânsito e também diversas reuniões até chegarmos nesse trabalho final de interdição que será executado. Tudo para que os motoristas tenham o mínimo de desconforto e para garantir boa fluidez no local”, explicou.
 
Os trabalhos para conclusão da trincheira iniciaram em setembro e seguem com ritmo acelerado. Os serviços estão na fase de colocação de escoramento metálico que dará suporte para implementação de lage, que garantirá a conclusão das passarelas de pedestres no local.
 
A obra contempla os serviços deixados pela construtora anterior, como reparo nas paredes da trincheira, pavimentação e trabalhos complementares de acessibilidade e sinalização, que vão melhorar a trafegabilidade de pedestres e veículos. Entre os itens de acessibilidade previstos estão a instalação de faixa de pedestre, rampa para cadeirante, piso tátil e plataforma elevada. Também serão instaladas as sinalizações vertical e horizontal.
 
A empresa cuiabana Concremax é responsável pela obra de finalização da estrutura. A construtora foi contratada com dispensa de licitação após a realização de três certames fracassados. A contratação direta realizada pela Secid está fundamentada no artigo 24, inciso V, da Lei de Licitações (nº 8.666/93) e a homologação circulou no Diário Oficial do dia 12 de setembro deste ano. O custo estimado ficou em R$ 4,99 milhões.
 
Trincheira
 
A obra da trincheira do Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, teve início em março de 2012 e deveria ter sido entregue em março de 2014, dois meses antes do início da Copa do Mundo. O projeto foi idealizado para o Mundial. O contrato inicial ficou a cargo da construtora Ster Engenharia, que esteve à frente do empreendimento de março de 2012 a fevereiro de 2013 e executou apenas R$ 4,84 milhões em obra.
 
Após esse intervalo, as obras foram retomadas em abril de 2013.
 
A empresa Camargo Campos assumiu o contrato e permaneceu como responsável até agosto 2016, quando entrou em falência e acabou retirada da obra.
 
Até a última atualização, 89,9% dos serviços previstos em contrato foram concluídos. O valor da obra hoje, com aditivos, é de R$ 23,53 milhões. A trincheira em questão tem 520 metros de extensão. A obra tem 2,8 quilômetros, entre a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal até a proximidade da Procuradoria Fiscal do Município. Pelo local trafegam entre 13 e 15 mil veículos diariamente, na parte interior da Trincheira.
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