Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Decreto revogado

Governo decide manter nome de escolas que lembravam personagens da ditadura militar

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Governo decide manter nome de escolas que lembravam personagens da ditadura militar
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) resolveu manter o nome das escolas que lembravam personagens da ditadura militar, em Mato Grosso. O decreto deverá ser revogado já nos próximos dias, após duas assembleias serem realizadas nas unidades de ensino. A decisão democrática foi por se manter as antigas nomenclaturas. A alteração inicial visava, segundo a pasta, atender uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF).


Leia mais:
Estado muda nome de escolas que lembravam personagens da ditadura militar
 
As unidades que tiveram os nomes alterados via decreto foram a Escola Estadual Humberto Castelo Branco, no Município de Luciara que passaria a ser chamada de 10 de Maio e a Escola Estadual Senador Filinto Muller, em Arenápolis que teria como novo nome: Onze de Agosto.
 
Em nota, a pasta explica que “convidou a comunidade escolar, por meio dos Conselhos Deliberativos da Comunidade Escolas (CDCEs) para revisar, de forma democrática, a indicação do Ministério Público Federal (MPF) para as mudanças dos nomes” e que “em assembleias realizadas nos dias 16 e 21, por votação unânime, as comunidades decidiram manter os nomes originais das unidades escolares”.
 
As atas das votações já foram encaminhadas para a Seduc e o decreto de alteração deverá ser revogado nos próximos dias. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, a alteração inicial visou atender a uma recomendação do MPF, que por meio de um inquérito civil, cobrava o cumprimento da Lei Estadual nº 10.343 de 1º de Dezembro de 2015.
 
Por fim, a assessoria informa que “no momento não há nenhum processo de mudança de denominação de unidades escolares em andamento e que qualquer alteração será amplamente debatida com a comunidade”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet