Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CPI do Paletó

Emanuel Pinheiro e Silval Barbosa só serão ouvidos em CPI do Paletó em 2018

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Emanuel Pinheiro e Silval Barbosa só serão ouvidos em CPI do Paletó em 2018
Os convidados para serem ouvidos em plenário na CPI do Paletó instaurada na Câmara de Cuiabá na semana passada só serão interrogados em plenário no ano que vem. A informação foi confirmada pelo presidente da comissão, o vereador Marcelo Bussiki (PSB).


Leia mais 
Primeira reunião de CPI do Paletó define estrutura de trabalho e terá três servidores cedidos pela Câmara


A primeira reunião com os membros da CPI para discutirem a estrutura de trabalho e a escolha de três servidores efetivos para atuar no processo aconteceu na última quinta-feira (23). Um novo encontro está marcado para o dia 1° de janeiro.

Segundo o autor do requerimento e presidente da CPI, o prazo de 120 dias deve ser suspenso durante o recesso de fim de ano e o restante de 2017 será usado para os membros requererem e analisarem documentos. As pessoas convocadas só vão começar a serem ouvidas em 2018.

“O passo inicial vai ser requerer documentos, solicitar documentos ao STF e outros órgãos que entendermos necessário. Vamos analisar essas informações e só no ano que vem partiremos para as oitivas. Eu queria tocar direto a CPI, mas no caso de no recesso for fechada todas as dependências da Câmara vamos suspender os prazos e voltaremos no ano seguinte”, afirmou após a primeira reunião.

Os convidados para serem ouvidos devem ser o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), o ex-governador Silval Barbosa, o seu ex-chefe de gabinete Silvio César Araújo, o ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, além de peritos e o delegado da Polícia Federal responsável pela busca e apreensão feita na casa do prefeito no mês de setembro.

A comissão Parlamentar de Inquérito foi solicitada por Bussiki no fim de agosto após os imagens anexadas a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa serem exibidas em rede nacional. Em um dos vídeos, o prefeito Emanuel Pinheiro, na época deputado estadual aparece recebendo uma grande quantidade de dinheiro de Silvio César em seu gabinete no Palácio Paiaguás.

De acordo com os depoimentos de Silval e de seu ex-chefe de gabinete, Pinheiro era um dos parlamentares da época que recebeu R$ 600 mil de propina para garantir a 'governabilidade'.

No mês de setembro, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão no gabinete do prefeito e na sua residência, onde um áudio e a transcrição de mais de uma hora de uma conversa entre o ex-secretário Zanatta e o delator Silvio César de Araújo ocorrida em agosto foi apreendia. No aúdio, Silvio conta como filmou os parlamentares recebendo dinheiro.

Em seu relatório, a Polícia Federal destacou que alguns trechos da transcrição não corresponde com as palavras proferidas por Silvio, fato que pode ser entendido como uma tentativa de obstruir as investigações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet