Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

À pedido de ONG

Comissão de Ética da AL encaminha pedido de investigação contra deputados delatados por Silval

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Comissão de Ética da AL encaminha pedido de investigação contra deputados delatados por Silval
O presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, deputado Leonardo Albuquerque (PSD), acatou o pedido do Movimento Organizado pela Moralidade Pública e Cidadania (ONG Moral) e encaminhou para a Corregedoria do Conselho de Ética uma representação para investigar a conduta dos deputados com cargo em vigência, que foram flagrados recebendo dinheiro de propina na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB).


Leia mais:
ONG Moral faz nova representação por afastamento de políticos delatados por Silval

"Recebemos o pedido da ONG Moral e encaminhamos para o corregedor. Ele dará o prosseguimento necessário para as investigações contra os deputados citados na delação do Silval Barbosa. O corregedor é quem decide se a investigação será acatada, caso o pedido esteja feito conforme manda a resolução que rege a comissão de ética", disse Albuquerque.

O pedido da Ong Moral foi protocolizado na Comissão de Ética no mês de setembro. Somente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, dos 24 deputados em atuação, 15 são acusados de terem envolvimento em algum dos esquemas revelados no acordo de delação do ex-governador Silval Barbosa, que em mais de 2 mil páginas descreve a trama que assolou os cofres do Estado.

A delação de Silval Barbosa foi homologada no dia 09 de agosto, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. De acordo com o ex-governador, os deputados Adalto de Freitas (SD), o “Daltinho”, Baiano Filho (PSDB), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Eduardo Botelho (PSB), Gilmar Fabris (PSD), Guilherme Maluf (PSDB), José Domingos Fraga (PSD), Mauro Savi (PSB), Ondanir Bortolini (PSD), o “Nininho”, Oscar Bezerra (PSB), Pedro Satélite (PSD), Romoaldo Junior (PMDB), Sebastião Rezende (PSC), Silvano Amaral (PMDB) e Wagner Ramos (PSD) receberam “mensalinho”, participaram de compra de Mesa Diretora e de outras dezenas de esquemas ilegais. (Veja AQUI as acusações contra cada um dos deputados).

As representações da Ong Moral, que pedem o afastamento imediato dos parlamentares, também foi protocolizada na Procuradoria Geral de Justiça, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), e no Ministério Público Federal (MPF).

Na Assembleia Legislativa, o caso deve ser tocado pelo deputado Saturnino Masson (PSDB), que foi escolhido recentemente corregedor-geral da Comissão de Ética. Além de Leonardo Albuquerque e Saturnino Masson, também fazem parte da Comissão de Ética os deputados Adriano Silva (PSB), Allan Kardec (PT) e Wancley Carvalho (PV). Nenhum deles foi citado por Silval.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet