Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PAGAMENTO OBRIGATÓRIO

Governador diz que emendas parlamentares só serão pagas quando Estado tiver dinheiro

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Governador diz que emendas parlamentares só serão pagas quando Estado tiver dinheiro
Pressionado por grande parte dos deputados estaduais, inclusive os que fazem parte de sua base, o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que ainda não há previsão de pagamento das emendas impositivas, cujo repasse é obrigatório, conforme determina a Lei das Emendas Impositivas.


Leia mais:
Deputados empenham emendas e definem que LOA de 2018 deverá ser votada ainda este ano

“As emendas serão saldadas no momento que nós tivermos dinheiro. Nós temos que entender que o processo legislativo tem o seu tempo, não me cabe como governador obrigar deputado a votar. Aliás, nós aprovamos na Assembleia quase 98% dos projetos que enviamos, aprovamos a Emenda do Céu [Teto de Gastos], isso prova que a base está unida para transformar Mato Grosso”, minimizou o governador.

Todavia, o clima na Assembleia Legislativa é outro. Sem previsão de quando vão receber os recursos – cerca de R$ 138 milhões – e com o final do ano se aproximando, os parlamentares já se articulam para garantir que os valores sejam repassados e avaliam, inclusive, sobrestar as votações da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 e das contas do governador Pedro Taques (PSDB). Segundo oposicionistas, até mesmo uma ação na Justiça vem sendo cogitada.

Cada um dos 24 deputados tem direito a cerca de R$ 6 milhões, correspondentes a 1% da receita correndo liquida do Estado no exercício anterior. Os valores estão previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) e são determinados pela Lei das Emendas Impositivas. Sem o pagamento, embora não assumam, a reportagem apurou que até mesmo deputados da base já cogitam uma debandada por conta da indisposição com o Governo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet